- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

Inova Pesca: Balneário Camboriú vai receber duas obras para pescadores

Leia também

Incêndio atingiu casa em Balneário Camboriú nesta quinta-feira

Uma casa que fica na Rua A, no Loteamento Jardim Denise, no Bairro Nova Esperança, sofreu um incêndio na...

Conselhos e entidades de controle dizem não ao fim do piso da educação e saúde

O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC) e outras sete entidades nacionais de controle...

Guarda Ambiental resgata Periquito caído na rua, em Balneário Camboriú

Um periquito da espécie ring neck, também conhecido como periquito-de colar, foi resgatado pela Guarda Ambiental na terça-feira (23)....

A secretária de Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barichello, participou de uma reunião ocorrida na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), nesta segunda-feira (25), para apresentação do projeto Inova Pesca, idealizado pela deputada Ana Paula da Silva (Paulinha). 

Balneário será uma das 34 cidades do Estado contempladas pelo programa, que realizará duas obras que beneficiarão a comunidade pesqueira. 

- Publicidade -

Ao Página 3, Christina explicou que o programa beneficiará todo o litoral de Santa Catarina [34 municípios] e que, apesar de estar sendo organizado pela deputada Paulinha, será executado através da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina – que tem um novo gestor, o deputado estadual Altair Silva. 

Serão investidos cerca de R$ 50 milhões e cada município contemplado receberá duas obras que beneficiarão a pesca local, tanto a artesanal quanto a industrial. 

“Será um investimento em infraestrutura. A Paulinha alegou que investir na pesca é algo de baixo custo, mas de grande impacto. Poderão ser feitos atracadouros, boias de apoio, balsas para pesca, laboratórios, salgas manipuladas. Eu representei o prefeito Fabrício Oliveira na reunião, e inclusive já estávamos desenvolvendo projetos na cidade para investir mais nessa área, dando um suporte melhor para essa comunidade”, explica.

Pescadores escolherão quais obras 

Segundo a secretária, o prefeito Fabrício decidiu que a própria comunidade de pescadores escolha quais serão as duas obras que Balneário receberá.

- Publicidade -

“Vamos verificar diretamente com a Colônia de Pescadores Z-7, da Barra as possibilidades, se vamos ampliar o pequeno porto que eles possuem ao lado do rio, fazer tipo um trapiche”, exemplifica. 

Christina aproveita para destacar que a cadeia produtiva da pesca pode ser ampliada em Balneário Camboriú, e para isso acontecer é preciso um olhar diferenciado, até mesmo para melhorar a autoestima dos pescadores. 

“Eles precisam se sentir mais valorizados. A pesca artesanal passa de pai para filho, mas nessas duas últimas décadas eles foram perdendo o interesse [os mais jovens]. Quando você mostra para a comunidade que há um futuro econômico na pesca, eles voltam a olhar de forma positiva, mas é preciso de infraestrutura, por isso o Inova Pesca se mostra tão importante”, diz.

Projeto com curtume

Outro projeto que a prefeitura de Balneário Camboriú está estudando é a possibilidade de algo voltado para o curtume (operações de processamento do couro cru e, por extensão, ao local onde este processamento é feito, deixando-o utilizável para a indústria e o atacado), onde os pescadores e seus familiares poderiam trabalhar com o couro do peixe.

“Estamos em fase de estudo. Seria muito positivo, porque poderia englobar as esposas dos pescadores e até mesmo os filhos. O couro do peixe tem entrada inclusive no mercado internacional. Eles podem fazer bolsas, sapatos, souvenires. Na sexta-feira (29) vamos ter uma reunião interna para começar a ver de que forma podemos trabalhar nisso. Vai participar uma pessoa do Paraná que já trabalhou com isso. Ela será voluntária, tem expertise na área e então, após essa conversa, vamos explicar a ideia para os pescadores, com possibilidade de ser um novo potencial econômico para eles”, acrescenta.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -

Rodada de Negócios da Acibalc será on-line devido ao decreto estadual

A 1ª Rodada de Negócios de 2021 da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), que seria realizada...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -