- Publicidade -
21 C
Balneário Camboriú

Em visita do ministro do Turismo, Balneário divulga projeto de revitalização da Atlântica

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, esteve nesta sexta-feira (14) em Balneário Camboriú para conhecer a obra de alargamento da faixa de areia da praia central. Em cerimônia fechada para convidados (a imprensa não teve acesso), ocorrida no Hotel Mercure, a prefeitura de Balneário Camboriú divulgou novidades, com ênfase no projeto paisagístico da Avenida Atlântica, dentre elas se destaca a ampliação do molhe da Barra Sul, onde será instalado um anfiteatro.

Revitalização e novidades na Atlântica

Novo projeto: banho de verde na orla (Foto Divulgação)

Quem apresentou o projeto do alargamento da faixa de areia foi o arquiteto Augusto Luís Costa, representante da empresa vencedora da licitação que está desenvolvendo o projeto [o escritório Índio da Costa, do Rio de Janeiro]. Ele enfatizou que o objetivo é incentivar que a população conviva com a natureza, com estrutura de esporte, cultura e arte. 

- Publicidade -

Augusto destacou que trata-se de um ‘super projeto paisagístico’, que dará ‘um banho de verde em toda a orla’. Será construído um grande parque que unirá os dois pontais -Norte e Sul, junto de um ‘banho de luz’ (iluminação cênica) na avenida. Foi citado que todos os materiais serão de alta qualidade ‘desde os bancos ao posto de iluminação, com design a altura da cidade’.

O projeto prevê arborização, vegetação de restinga, estacionamento subterrâneo, ampliação das canchas de bocha, assim como quiosques, playgrounds, e uma nova área na Barra Sul – com pista de skate e área infantil, mas a principal novidade anunciada é a ampliação do molhe com anfiteatro no fundo e ‘áreas criativas’. Essa obra de urbanização será feita via concessão.

“Colocou a alma de Balneário Camboriú nesse projeto”, diz prefeito

Prefeito Fabricio (Divulgação/PMBC)

O prefeito Fabrício Oliveira destacou a honra que foi receber o ministro Gilson, assim como o ministro da Pesca, Jorge Seif Junior, presente na cerimônia e que é morador de Balneário Camboriú. 

“O alargamento da faixa de areia já é realidade em Balneário Camboriú. Enfrentamos a paralisação muitas vezes, da burocracia, das dificuldades, para propormos um projeto sério e que não mudaria as características de nossa praia, que é a razão de Balneário Camboriú existir, e assim o fizemos”, disse, lembrando ainda da ‘briga judicial’ pela autoria da jazida de onde será retirada a areia que vai ampliar a orla.

O prefeito aproveitou para falar sobre seus projetos na área da saúde, como o Hospital de Combate ao Covid, e a pavimentação de ruas, afirmando que ‘não podem ter medo de crescer’, e que ‘o espírito empreendedor’ está presente em toda a cidade. 

“Tenho a honra de estar prefeito e poder liderar esse momento tão importante. O Guto [Augusto Luís Costa] conseguiu colocar a alma de Balneário Camboriú neste projeto. Com todo o respeito à todas as nomeações que fazem à nossa cidade, em ser Dubai, Mônaco, Miami, mas nós somos Balneário Camboriú, e nesse projeto está muito bem traduzido o que isso representa – a necessidade do verde, de contemplar o mar, a areia, mas também que essa obra pertencerá ao morador da Sexta Avenida como ao morador da Avenida Atlântica, ao morador do Estaleirinho, da Praia dos Amores, pertencerá ao turista, à sociedade, aqueles que vão contemplar a vida e o privilégio que é estar em nossa cidade”, pontuou.

- Publicidade -

Fabrício citou o Centro de Eventos em sua fala, que também foi visitado pelo ministro Gilson – as empresas interessadas em comandá-lo têm até o próximo dia 17 para apresentarem suas propostas junto ao Governo de SC. No dia 18 os envelopes serão abertos, em cerimônia que ocorrerá em Florianópolis.

Ministro disse que Fabrício é como Bolsonaro: ‘Abençoado por Deus’ e chamou Balneário de Camboriú

Jorge Seif, o ministro, o prefeito e Geninho (Foto Divulgação/BC Convention)

O ministro Gilson Machado tocou sanfona na cerimônia e agradeceu por estar ‘em Camboriú’ e que foi a primeira vez que esteve na cidade [em SC esteve por três vezes, mas pela primeira vez como ministro]. Ele iniciou sua fala elogiando a postura de Fabrício falar ‘tanto sobre Deus’ e disse que ele está no cargo por esse motivo e que, ‘assim como Bolsonaro’, ele é ‘abençoado por Deus’.

“Me encanto cada vez que venho para SC, e aqui em Balneário temos duas importantes obras, o alargamento da faixa de areia e o Centro de Eventos”, comentou. 

Ele sugeriu que Balneário coloque no projeto rampas públicas de acesso ao píer, já que nem todas as pessoas possuem dinheiro para manter lanchas em Marinas.

Depois o ministro opinou que é muito difícil ser empresário e empreender no Brasil, e que ‘é reunião para marcar reunião’, e que ‘por causa disso’ o país ‘sofre tanto’. 

“Nunca deixamos de ser o país do potencial e esse governo tem o dever, junto da sociedade, de transformar esse país no país do presente”, afirmou, citando que para mostrar para os outros países que o Brasil ‘é maravilhoso’ precisa ser combatido os ‘antipatriotas’ que são os responsáveis por ‘denegrir’ a imagem do país. Gilson falou mal da imprensa, alegando que os jornalistas deveriam começar a ‘fazer exame de consciência’ – e foi aplaudido nesse momento. 

Ele opinou ainda que não é o momento de ter uma CPI (a do Covid) e sim de se lutar por CTIs (Centro de Terapia Intensiva) e pela retomada do turismo (o país perdeu, segundo ele, R$ 219 bilhões), dizendo que os hotéis do Nordeste estavam ‘lotados, sem vaga em canto nenhum’ entre janeiro e fevereiro [justamente no pior momento da pandemia]. 

“Nada se compara com o nosso país, se SC fosse um país seria o melhor para o turismo, só não tem deserto, o resto tem tudo, praia, serra. […] Queria Miami, Dubai, Mônaco, ser uma Balneário Camboriú. Nós temos que parar com essa síndrome de cachorro vira-lata porque o Brasil é o melhor país do mundo e a gente sente indo lá fora”, afirmou, dizendo mais uma vez que há uma ‘campanha muito forte’ a favor do país, e que precisa do apoio de ‘patriotas’, citando que ‘há jornalistas que não merecem o respeito do brasileiro’ e que ‘parte da imprensa não merece nem ser saudada’.

Ministro recepcionado no Mercure (Divulgação)

Vice-governadora representou Moisés na cerimônia

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, presente no evento, destacou as expectativas para a retomada do turismo e dos eventos no Estado, agradecendo o investimento que o governo federal está fazendo por aqui. Reinehr parabenizou o projeto apresentado, o qual ela denominou como ‘extraordinária e uma das maiores obras desse porte do Brasil’, que dará ‘outra característica para Balneário e para o Estado’.

Visita ao Centro de Eventos (Foto Divulgação/PMBC)

Diversos políticos também participaram do evento, que contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre deputados, vereadores, secretários municipais e lideranças do Turismo.

Depois da recepção no hotel, o ministro e comitiva foram conhecer a obra na praia e dali seguiram para o Centro de Eventos.

Homenagem a Júlio Tedesco

Juliana recebeu uma placa de homenagem ao pai Julio Tedesco (Divulgação)

Durante a cerimônia, a empresária Juliana Tedesco, filha de Júlio, recebeu uma placa em homenagem ao pai, falecido no início deste ano por complicações do Covid-19 e que fez muito pelo turismo de Balneário Camboriú e Santa Catarina.

“Em nome da família e do Grupo Tedesco, foi uma honra receber a homenagem em nome do nosso pai, por tudo o que ele foi e fez por Balneário Camboriú. Com certeza os empreendimentos e todos esses anos investindo na cidade foram impulsores dessa transformação, um município que não para por ser ímpar. Com o Multiparque estamos seguindo as ideias e o legado dele, tudo o que ele acreditava. O complexo virá para agregar, somar e transformar Balneário Camboriú em uma cidade de destaque – como ela já é, melhorando cada vez mais”, agradeceu Juliana.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,728FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,572SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×