- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú

Abertas Inscrições para 4ª Mostra FacineBC

Leia também

Colegiado de Cultura da AMFRI tem nova direção

O Colegiado de Cultura da AMFRI elegeu nova diretoria nesta quarta-feira (3), em reunião remota. A diretora executiva da...

Inscrições abertas para Oficinas de Ilustração, mas vagas são limitadas

Os artistas Gabriel Engster, criador da plataforma À la Gabs e o tatuador Gabriel Maia irão ministrar duas oficinas...

Sinhá Rosária na abertura do Festival Toada nesta quinta

A cantora Sinhá Rosária, compositora do samba de côco, rural e de roda, é o show de abertura do...

A 4ª Mostra FacineBC, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Balneário Camboriú está com inscrições abertas até o próximo dia 28, para os produtores de conteúdo audiovisual. Serão contemplados diretamente 95 pessoas com o recurso recebido. 

Podem ser inscritos filmes curta e média metragem e a Mostra acontecerá de 25 a 28 de abril.

- Publicidade -

A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. É gratuito e tem como objetivo ampliar a cadeia produtiva do audiovisual. Este ano as atividades acontecerão em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus. 

“A inspiração democrática que construiu e consolidou a Lei Aldir Blanc também é norteamento da ‘4ª Mostra FacineBC’’: – distribuir o recurso ao máximo de profissionais para auxiliar nas despesas momentâneas e contribuir com conhecimento na formação destes para agregar valor ao seu retorno às atividades”, disse a proponente do projeto.

O recurso será distribuído entre 55 membros do coletivo do audiovisual e ainda terá 40 vagas de formação em duas Master Classes, sendo uma de Roteiro e outra de Montagem (inscrições a partir do mês de março) e para fechar o evento terá o “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os profissionais ministrantes das Master Classes com o público, momento em que muitas outras pessoas serão beneficiadas com o projeto. 

Dagma salientou as produtoras que se concentram na região da Amfri e os produtores independentes que enfrentam dificuldade para mostrar suas criações ao público.

- Publicidade -

“É uma oportunidade importante para o crescimento e desenvolvimento do próprio mercado e dos profissionais ou estudantes de audiovisual”, destacou Dagma.

Através do FacineBC produtores, acadêmicos, iniciantes ou profissionais independentes ganham espaço para compartilhar seus filmes e fazer dela um ambiente de troca, relacionamento e aprendizado. 

Segundo a produtora, foi através do conceito de inclusão e oportunidade, que o projeto se tornou real. 

“A Mostra FacineBC foi criada para ofertar um espaço democrático e levar formação à cadeia produtiva do audiovisual local”, acrescentou.

Uma Mostra de filmes é parte da formação do cinema. 

Neste projeto essa formação é ampliada com duas Master Classes Roteiro e Montagem, um “Encontro Criativo”, com dois profissionais que ministrarão as aulas e o público para dialogar sobre o processo criativo, do início do filme no roteiro até sua montagem final.

A Mostra – inscrições até 28/02

A mostra não tem caráter competitivo. Será classificatória por número de inscrições para atingir o quantitativo da proposta. Serão 40 vagas para exibidores, sendo 20 para produtores locais de Balneário Camboriú, 10 para os municípios vizinhos de Itajaí, Navegantes, Itapema e Camboriú e outras 10 para o restante do estado. Os filmes passarão por curadoria para serem licenciados e exibidos. A curadoria analisará as fichas técnicas preenchidas nas inscrições, o conteúdo dos filmes e a classificação indicativa para montar as grades de exibição dos quatro dias da Mostra. Cada exibidor de Balneário Camboriú receberá R$ 600,00 e os demais R$ 200,00; a distinção do valor dá-se por conta do recurso originário ser de Edital de Balneário Camboriú via Lei Aldir Blanc.

Master Classes, inscrições em março

Serão duas aulas Master Classes, Roteiro e Montagem, com 20 vagas em cada, ministradas por profissionais do cinema brasileiro; que já executam este formato online e trazem em seus portfólios grandes obras do cinema nacional e internacional e que possibilitarão aos inscritos o contato direto com os saberes e a experiência de quem já atua no mercado. 

O “Encontro Criativo”, a contrapartida do projeto, será transmitido pelo youtube, aberto a todos. 

Serviço

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -

Prefeitura de Balneário Camboriú volta atrás e vai vacinar 80+ no sábado

Ao contrário do que seria lógico, não haverá drive-thru, como aconteceu no último final de semana.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -