- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú

Contêiner vira biblioteca infantil no CEI Ermelinda Potter Custódio, em Itajaí

- Publicidade -
- publicidade -

Leia também

Abertas inscrições para formações gratuitas (e presenciais) de atores, oficinas de teatro e imagem

O FormaXs - Formação de Atores com Oficinas de Teatro e Imagem, projeto da Cia Ler e Viver, aprovado...

‘(Des)memória’ investiga antepassados para entender embranquecimento familiar

Por Ubiratan Brasil Há alguns anos, quando mexia em uma caixa deixada por seu pai - e que permanecia...

Paulo Roberto de Souza é o novo presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú

O funcionário público Paulo Roberto de Souza, mais conhecido como Paulão, integra a Academia de Letras de Balneário Camboriú...

(Lu Zonta) – A caixa metálica que rodou o mundo de navio para o transporte de cargas agora é espaço para a literatura e a imaginação. Uma biblioteca contêiner estruturada pela Allog, empresa especializada em logística internacional, acaba de ser inaugurada no Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio, no bairro Cidade Nova, em Itajaí (SC). A unidade foi entregue com um acervo de 1.768 títulos, entre livros infantis, de literatura e de pesquisa, arrecadados com a ajuda dos colaboradores da Allog e junto à comunidade escolar.

Totalmente adaptado, o contêiner foi pintado com uma tinta especial – o que confere mais durabilidade – e ganhou portas e janelas em vidro temperado. No interior, foi instalado sistema elétrico, sistema de monitoramento e ar condicionado doado pela Elgin. Os móveis foram feitos sob medida com doação da Bontempo, de acordo com o projeto arquitetônico assinado pela SoHo Arquitetura e com as necessidades de uma biblioteca. A entrega do contêiner contou ainda com o apoio do Tecadi, no transporte, e da Transpi na logística da movimentação com guindaste. O projeto contou ainda com o apoio da LR Instalações Elétricas, Engeprime Sistemas de Climatização e ViaHouse Persianas.

- Publicidade -

Viviane Cardoso, coordenadora administrativa da Allog que esteve à frente do projeto de estruturação da biblioteca contêiner, conta que o propósito é estimular o gosto pela leitura entre as crianças e suas famílias, disponibilizando livros diversos. “Não podemos deixar os pequenos sem o hábito da leitura pela falta de acesso aos livros. Acreditamos que a educação é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade íntegra e desenvolvida”, cita Viviane.

O Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio atende cerca de 100 crianças entre zero e cinco anos de idade. A diretora da escola, Alessandra Justi Soares, explica que a ideia é abrir a biblioteca contêiner para a comunidade, através de visitas agendadas de estudantes de outras unidades de ensino do bairro, além de contação de histórias. “Até o ano passado tínhamos apenas dois caixotes de madeira com livros infantis na sala dos professores, o que não facilitava o acesso das crianças à leitura. Esta biblioteca contêiner é um grande sonho realizado”, cita Alessandra.

A Allog incentiva a leitura infantil por meio de diferentes ações ao longo do ano. Em 2019, distribuiu para filhos de clientes e também em escolas públicas de Itajaí o gibi Turminha da Allog – Do Outro Lado do Mundo, que apresentava a logística internacional para o público infantil. Em outubro deste ano, lançou a segunda edição do gibi especial com “As Aventuras do Alloguito – Todos Contra o Vírus”, para ler e colorir. “Nosso objetivo é criar melhorias sustentáveis na qualidade de vida das pessoas, atuando principalmente nas cidades onde estamos presentes e buscando agregar algo a mais na vida da comunidade”, completa Luciana Adamis, gerente de responsabilidade social da Allog.

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -

Brasileiro se adapta a ‘novo normal’

A loja de galeria que agora sobrevive com e-commerce, a vaquinha virtual durante a live do artista favorito e...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -