- Publicidade -
15.8 C
Balneário Camboriú

Projeto cria memorial para cantador Arnoldo Cueca

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O projeto Memorial Arnoldo Cueca – 100 anos do cantador será lançado neste domingo (18), às 19h, em uma live especial. Mestre da Cultura Popular e do Boi de Mamão, Arnoldo Cueca é um imortal itajaiense referência no fazer da cultura popular da cidade. No memorial digital estão fotos, vídeos, letras de música, reportagens, arquivos e muitas memórias que funcionam, a partir de agora, como uma homenagem ao cantador e também como lugar de pesquisa e referência sobre toda uma área cultural.

O cantador Arnoldo Cueca (Foto Acervo Jardineira Produções/ Memorial Arnoldo Cueca)

Arnoldo Cueca viveu em Itajaí entre 1943 e 2017, foi fundador e diretor do Grupo Folclórico Boi de Mamão e Dança Portuguesa de Itajaí, com o qual levou a cultura de brincar o boi de mamão para o estado e o país. O acervo digital criado a partir da produção de Arnoldo Cueca marca um importante momento para a documentação e a perenidade de tradições que constroem nossa cultura.

- Publicidade -

“É certo que as manifestações da cultura popular, quando não registradas, se perdem no tempo dos mais velhos que já não estão mais aqui para contar. Inventariar, apresentar e compartilhar a cultura popular local traz a oportunidade de conhecermos aquilo que forma nossa identidade, nossa história e lugar onde vivemos” relata Natália Pereira, idealizadora do projeto e neta do “vô Cueca”.

Um importante passo dado ainda pelo projeto, é a disponibilização gratuita do minidocumentário “Arnoldo Cueca – 100 anos do cantador” com acessibilidade em libras e audiodescrição, isso, também em um site acessível. O minidocumentário foi produzido em 2020 e ficará agora disponível no canal do youtube da Jardineira Produções a partir do 18, quando será lançado junto à live.

O projeto Memorial Arnoldo Cueca – 100 anos do cantador é uma realização da Jardineira Produções, com curadoria da produtora e musicista Natália Pereira e do músico e jornalista Evandro Che, integrante do Tarrafa Elétrica. O memorial foi realizado com recursos do Edital 011/2020 – Credenciamento de Prêmios e Projetos Artístico Culturais, da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

O que é o Boi?

O Boi de mamão é um folguedo. Folguedos são festas populares presentes em diversas regiões do país. Os folguedos, ou brincadeiras de boi são espetáculos de rua e constituem uma espécie de ópera popular, resultante da união de elementos de dança, teatro, música e indumentárias, na qual o boi é a principal figura de representação. Festas e bois são falas, são linguagens. Não são objetos e, na verdade congelados nos museus, sentem-se como condenados à morte. São coisas vivas, modos de sentir, pensar, viver e “festar”. (BRANDÃO,1984)

Serviço

- Publicidade -

Fonte: Mariana Feitosa

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,734FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,583SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×