- Publicidade -
22 C
Balneário Camboriú

Nesta Páscoa, Balneário Camboriú terá programação especial e celebrações religiosas à distância

Por Marlise Schneider Cezar e Renata Rutes

A Páscoa é um momento de renovação, para os cristãos, ela lembra o renascimento, sentimentos importantes no atual cenário que o mundo vive. Esta é a segunda Páscoa em tempos de pandemia. 

Para lembrar a data, diferente dos outros anos em que Balneário Camboriú estaria decorada com símbolos da Páscoa, o governo preparou uma ação à distância: o movimento Tempo de Renascer BC, que terá seu ‘ponto alto’ às 20h desta Sexta-Feira Santa (2).

Apesar dos decretos estaduais em vigor, o feriado prolongado certamente vai trazer muitos visitantes, mas as reservas na hotelaria estão bem abaixo da expectativa. A fiscalização segue orientando sobre as medidas preventivas, principalmente o distanciamento social e a proteção com máscaras, o que todos sabem, mas infelizmente muitos não cumprem.  

As peixarias também estão se preparando para receber seu público, já que há a tradição de não comer carne, na Sexta Santa. O comércio de um modo geral está confiante e mesmo com os decretos vigentes, espera uma melhoria nas vendas. 

As igrejas, luterana e católica, preparam celebrações especiais. 

O Página 3 ouviu ainda uma nutricionista, que deu dicas de um cardápio especial para a data. Confira tudo nesta Reportagem Especial.

Renascer BC: movimento à distância seguirá durante todo o mês

Por conta da pandemia, a Secretaria de Turismo preparou uma programação diferente, remota, com o objetivo de trazer esperança aos moradores de Balneário Camboriú. 

O movimento Tempo de Renascer BC inicia oficialmente às 20h desta Sexta-Feira Santa (2), quando a prefeitura convida a população para ir até janelas ou sacadas com a lanterna do celular ligada, simbolizando a ‘luz’ que precisamos para renascer. O governo municipal irá filmar a ação, que será posteriormente divulgada online.

O objetivo é que Balneário ‘viralize’ mundialmente, a exemplo de outras cidades que já fizeram ações do tipo ao longo da pandemia.  

Segundo o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Goes, os síndicos da cidade foram comunicados e foi solicitado que eles convidassem seus vizinhos a participarem. “Às 20h pedimos que todos vão para as sacadas e/ou janelas, com as luzes de casa apagadas, somente com a luz da lanterna do celular. Estaremos vivenciando o real significado da Páscoa, que é o renascimento depois do sofrimento, e é o que estamos precisando, renascer, nos reinventarmos”, opina, citando que além da doença física, que a vacina cura, muitas pessoas estão com ‘doenças emocionais e que o remédio é a fé e a esperança’.

Alunos trabalhando o tema nas aulas (credito Sectur)
Alunos trabalhando o projeto nas escolas (Crédito Sectur)

Decoração… à distância

Árvore na praça da Barra em montagem esta semana (foto Sectur)

A cidade também terá decoração especial, que foi licitada [a empresa ganhadora foi a Arte Cidade, com um contrato de R$ 135.999,80]. 

Será iluminado o molhe da Barra Sul, com um ‘corredor’ de corações em led, acendendo sequencialmente e simulando ‘o pulsar da vida’. O local será interditado à noite para circulação de pessoas por um mês para evitar aglomerações. 

Na Praça das Bandeiras está prevista a instalação de um letreiro iluminado com o nome do movimento, Tempo de Renascer BC e um coração gigante; e na Praça do Pescador, a grande árvore [chamada de Árvore da Vida] que há no local será decorada com 100 corações iluminados que também ‘pulsarão’ ao longo de todo o mês de abril.

Atrativos turísticos também entraram no clima

Atrativos turisticos: roda gigante e o coração do Cristo (foto Sectur). Barco Pirata também apoia o movimento, e ficará parado em frente à Ilha das Cabras às 20h desta sexta (foto Sectur).

Os atrativos turísticos da cidade também apoiaram o movimento e, por conta própria (sem investimento da prefeitura), irão participar. Geninho explica que às 20h de sexta-feira o Barco Pirata vai navegar e ficará parado em frente da Ilha das Cabras, todo iluminado; o Parque Unipraias já instalou um coração gigante em seu morro em alusão ao Renascer BC; o Oceanic Aquarium também irá colocar um coração gigante em sua entrada – feito de garrafas pet; o Cristo Luz terá projetado em seu peito um coração batendo, assim como a roda gigante Big Wheel, que também irá ‘se iluminar’ com um coração pulsante. 

Comerciantes também estão apoiando a iniciativa e também irão decorar as vitrines com base no Renascer BC. 

Semana Santa terá programação virtual nas igrejas

Esta será a segunda celebração pascal regida pela pandemia. A diferença é que no ano passado a pandemia estava menos agressiva e Balneário Camboriú praticava um lockdown, controlando com barreiras os ônibus de turistas que chegavam para o feriado. A expectativa na ocasião era de controlar o vírus até a Páscoa seguinte. O que não aconteceu. Pior do que isso, a pandemia tornou-se incontrolável e nem os insistentes apelos de cientistas e da própria Fiocruz, por um lockdown para reduzir a circulação das pessoas e do vírus, surtiu efeito entre os governantes em todas as escalas. De acordo com o decreto estadual, as igrejas em Santa Catarina podem realizar atividades presenciais, com público reduzido. A igreja luterana Martin Luther optou em resguardar sua comunidade e programou atividades virtuais. A Igreja Matriz Santa Inês tem programação presencial (seguindo todas as normas de prevenção ao Covid) mas também irá transmitir as celebrações virtualmente, através do Facebook.

“Momento é de aproximação com Deus”

Pastor Eloir Ponath (foto Arquivo Pessoal)

O Pastor Eloir Ponath, da igreja luterana Martin Luther, de Balneário Camboriú, acredita que o momento é de aproximação com Deus.

“Toda essa angústia que vivemos na pandemia vai nos aproximar mais de Deus, da igreja, mas também nos desafia a atitudes mais humildes, para sermos mais cuidadosos com o bem estar de todos, o que muito nos falta na sociedade”, disse.

A igreja luterana não está realizando atividades presenciais. A diretoria da comunidade decidiu fazer toda programação da Semana Santa de forma virtual, com o objetivo de cuidar e zelar pelos seus membros e evitar possível contaminação neste momento difícil.

A programação online será:

Semana Santa na Igreja Luterana (foto Divulgação)

• Quinta-feira, 19h:
Início do Tríduo Pascal, com a menção ao lava pés e a Ceia de Jesus com seus discípulos.

Sexta-feira, 19h:
Segue o Tríduo Pascal, com a celebração da contemplação da cruz e a narrativa do sofrimento de Jesus.

Domingo de Páscoa, a partir de 5h da manhã:
O anúncio da ressurreição, com a simbologia da Luz e Rememoração do Batismo.

“Além disso, seguimos o chamado da direção nacional da IECLB para as ações simbólicas em celebração à Semana Santa, que iniciaram domingo, quando convidamos todos a colocar um ramo na porta da sua casa, representando a esperança em um reino de paz! Na Sexta-Feira Santa, devemos juntar uma cruz ao ramo, relembrando a crucificação de Jesus e no domingo de Páscoa, acrescentar um elemento que simbolize a nova vida. Para encerrar a ação, no domingo, publique uma foto dos três elementos nas redes sociais com a hashtag #SemanaSantaIECLB”, convidou Pastor Eloir.

“Essa Páscoa é talvez ainda mais necessária”

Frei Clauzemir no Domingo de Ramos (foto Divulgação)

O Frei Clauzemir Makximovitz, da Igreja Matriz Santa Inês vê que a Páscoa é passagem, é renovação, é transformação, mas, antes de tudo, é vida – um apelo à vida. 

É um grito de vida. Celebrar a Páscoa é celebrar a esperança, mas não apenas esperar, passíveis ao que vier. É esperançar mesmo, com força e motivação de quem sabe não estar sozinho, de quem sabe que tudo… tudo mesmo, inclusive a morte – e os sinais de morte, as escolhas de morte – se reclinam diante dessa Páscoa que brota do suor diário de quem luta pela vida, de quem defende a vida, de quem cuida da vida”, explica.

Programação Semana Santa na Igreja Matriz Santa Inês (foto Divulgação)

A Igreja Matriz Santa Inês está realizando celebrações presenciais – com público reduzido e seguindo todas as normas de distanciamento e cobrando uso de máscara, e está com a seguinte programação [transmitida online através do https://www.facebook.com/santainesbc]:

Quinta-feira Santa
Missa de Instituição da Eucarística e Lava-Pés, 17h, 19h e 20h30.

Sexta-feira da Paixão
Celebração Penitencial Comunitária 9h, Celebração da Paixão do Senhor, 15h, 17h e 19h.

• Sábado Santo
Vigília Pascal 17h, 19h e 20h30.

Domingo de Páscoa
Missa Solene 7h, 8h30, 10h, 17h, 19h e 20h30.

O Frei aproveita para lembrar que Páscoa é fé – fé em Deus, que vence a morte, mas também fé na vida, no outro, que vale a pena cada esforço. 

“E que esse mal vai passar, como tantos já passaram. Talvez com mais dor, com mais suor. Com perdas irreparáveis que podiam ter sido evitadas, sim. Mas essa Páscoa é talvez ainda mais necessária, e urgente, e significativa. Também é uma Páscoa da contradição, porque Páscoa é comunidade, é família de fé, é povo reunido em vigília e em exultação por seu Deus, vivo e companheiro. Juntos e separados. Distanciados e irmanados”, analisa.

Clauzemir compara ainda a Páscoa com o significado da libertação do povo escravo no Egito com a ‘libertação sonhada e tão ardentemente querida de hoje’: a do vírus. 

“E a do egoísmo de quem pensa só em si, das trevas da ignorância de quem nega a realidade. Nessa noite, não sabemos a hora, por isso em vigília celebramos a Ressurreição de Jesus. Algo que mudou o mundo. Algo que ainda precisa mudar muita coisa em nossos mundos. Só nos resta exclamar: Aleluia! Cristo venceu! É nossa vitória também!”, completa.

Segurança: fiscalizações combatendo aglomerações continuam, molhes e deck estarão fechados

Castanheira (foto Renata Rutes)

Antônio Gabriel Castanheira Junior, secretário de Segurança de Balneário Camboriú
“O último final de semana, quando iniciou o ‘superferiado’ de SP e do RJ, utilizamos como um ‘laboratório’ para este, de Páscoa. Atendemos várias denúncias, a maioria não procediam, mas as que foram confirmadas orientamos os envolvidos, houve aplicação de multa em casos reincidentes [guardas orientavam e se voltavam ao local e flagravam a continuidade da festa, multavam]. Exige muito tempo e um efetivo grande. O trabalho permanece nessa linha que já estávamos praticando, com barreiras, fiscalizações, recebimento de denúncias. Vamos aumentar o efetivo, porque tudo indica que vai ter aumento de turistas na cidade, em virtude do fechamento de outros Estados e do feriado prolongado. Optamos por fechar os molhes [Norte e Sul] durante o final de semana, porque as pessoas não só circulam nesses locais como também permanecem, e isso não pode. O decreto cita a multa em caso de ausência de máscara em estabelecimentos fechados, mas não fala como devemos aplicá-la, então não temos como fazer isso na prática. Seguimos trabalhando com a orientação em relação a tudo – aglomeração, uso de máscara, medidas de higiene necessárias para evitar o contágio. Nossas abordagens são tranquilas, mas algumas pessoas relutam em cumprir determinações, e causa um estresse, porque nós temos que fazer cumprir a medida estabelecida pelo Governo do Estado. Sabemos que iremos flagrar festas por conta da Páscoa, mas aí entra o bom senso de festa clandestina x festa familiar. Todos devem respeitar as medidas de segurança. O vírus segue circulando”.

Turismo e comércio esperam aumento no movimento

Isaac, à frente do Sindisol, está confiante de bom movimento (Divulgação/Sindisol)

Isaac Pires, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol)
“Com base ao nosso atual cenário, estamos com boas expectativas para a Páscoa. A Rede Pires de Hotéis, assim como a região, está trabalhando de acordo com as restrições mantidas pelo governo de Santa Catarina, dentre elas, a redução da ocupação de hospedagem. Com as reservas sendo realizadas de último momento, assim como cancelamentos, sentimos que os hóspedes estão muito inseguros para viajarem neste momento e ainda aguardam a vacina. Analisando as reservas já efetivadas para o período, percebemos que a maior demanda é de hóspedes da nossa região (Sul do Brasil), sendo pessoas que viajam de carro. Também notamos um pequeno público de turistas da região de São Paulo, onde estão antecipando feriados”.

Vilton, presidente da CDL

Vilton Santos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
“Com uma nova alta nos casos de Coronavírus, mais uma vez a Páscoa será celebrada em um período de isolamento social. Neste ano, no entanto, com o lockdown e antecipação de feriados em várias cidades do país, incluindo Paraná e São Paulo, há uma tendência de aumento na movimentação de visitantes em Balneário Camboriú no período. Ao contrário de 2020, quando todo o comércio estava em lockdown em Santa Catarina, a Páscoa 2021 deve representar um bom incremento nas vendas de lojistas do segmento de chocolates, alimentos e presentes. Ainda assim, é difícil fazer um prognóstico de quão melhor será em relação ao ano passado, mas temos convicção que, devido à expectativa da vinda de visitantes de outros estados para a nossa cidade, é possível que tenhamos sim um bom momento para a economia local”.

Peixarias investem em delivery: feriado é o mais esperado para o segmento

Peixarias esperam bom movimento (foto Divulgação)

Mesmo em tempos de pandemia, as peixarias se preparam para um bom movimento, e inclusive há delivery para quem não quer ir até elas. Em 2020, quando a quarentena ainda era cumprida à risca por boa parte da população, o número de vendas surpreendeu, por isso as expectativas estão em alta.

Peixaria do Moreno

O proprietário da Peixaria do Moreno, que fica na Marginal Leste, Hildo Agostinho dos Santos Junior, explica que o movimento já estava começando a melhorar na quarta-feira (31), mas que o ‘estouro’ deve acontecer realmente entre quinta e sexta-feira (1º e 2). 

“O pessoal deixa de última hora, e apesar de termos delivery via iFood, a maioria está preferindo vir pessoalmente, para escolher. Ano passado já tivemos um bom movimento, e esperamos que esse ano, agora que o público está mais acostumado, tenhamos ainda mais vendas”, diz.

Segundo o empresário, os peixes mais procurados são o cação em posta (R$ 30/kg), salmão (filé R$ 60/kg), charutinho (R$ 10/kg), pescada (R$ 30/kg) e há também o filé de mistura (R$ 20/kg). O camarão também vende bem, e há opções no local a partir de R$ 20/kg. 

“Temos também filés à milanesa, empanados e sem espinho por R$ 15 o pacote de 500g, além de camarão empanado e no palito, salmão gratinado pronto para assar. É tudo produção própria e sai bastante pela praticidade e qualidade”, acrescenta.

  • A Peixaria do Moreno recebe ao público das 8h às 19h.

Peixaria Oliani

A conhecida Peixaria Oliani, que conta com duas unidades na cidade (na Rua 3.700 e na Avenida Brasil – Pontal Norte) também está com boas expectativas de movimento. O local está atendendo presencialmente e via delivery pelo iFood, assim como a Peixaria do Moreno. 

O quilo do camarão 7 barbas está R$ 45, salmão R$ 76,90, tilápia R$ 38, além de muitas outras opções de peixes e frutos do mar – assim como os congelados: bolinhos de bacalhau (a partir de R$ 35, 380g), caldeirada de frutos do mar (R$ 18 1kg), caldo de peixe (R$ 18 1kg), lombo de bacalhau (R$ 129 1kg), lula em anéis (R$ 52 1kg), ostra gratinada (6 unidades R$ 18), posta de cação (R$ 25 1kg), e muito mais.

  • A Oliani abre às 7h30 e segue com atendimento até às 19h.

Mercado do Peixe de Itajaí

Mercado do Peixe tem promoções (foto Prefeitura de Itajaí)

O Mercado do Peixe de Itajaí atrai muitos moradores de Balneário, pelo preço bom e variedade de produtos. No local, os boxes terão promoção de pescados e frutos do mar. O quilo do camarão Rio Grande está custando R$ 19,99 e a sardinha R$ 7,99. Há ainda outras opções, como o charuto a partir de R$ 5,99/kg, salmão a partir de R$ 50/kg, congrio a partir de R$ 28/kg, anchova a partir de R$ 19,99 e outros frutos do mar como lula (a partir de R$ 39,99). A dica é pesquisar porque os preços podem divergir de um box para o outro. 

  • O mercado funcionará nesta quinta-feira (1º), das 7h às 19h. Já sexta-feira (2) e sábado (3) o atendimento é das 7h às 16h. 

Shoppings com programação especial de Páscoa

Balneário Shopping

Balneário Shopping terá encontro com o Sr. Coelho e suas assistentes no final de semana (foto Divulgação)

Para divertir a criançada nesta Páscoa, o Balneário Shopping preparou uma programação especial. A tradicional brincadeira de Caça aos Ovos de Páscoa vai se transformar numa aventura digital em busca dos ovos de chocolate através de storytelling e QR Codes. A atração será promovida já está acontecendo e segue até domingo (4), com inscrições gratuitas e limitadas. Na brincadeira Caça aos Ovos Híbrida, uma história divertida será apresentada em vídeos e conduzirá os pequenos em uma aventura pelo shopping para encontrar as pistas e descobrir onde estão os chocolates. Na trama, dois escoteiros aventureiros descobrem que o Coelho da Páscoa escondeu ovos deliciosos em um lugar misterioso e criou diversas pistas e enigmas para que as crianças pudessem encontrá-los. 

As pistas estarão em QR Codes em locais estratégicos do shopping e o público participará com o próprio celular. Ao lerem os QR codes, as crianças serão levadas a vídeos do YouTube, em canal exclusivo da ação, que irão revelar cada pista até chegar ao kit com ovos de Páscoa. A Caça aos Ovos será promovida das 10h às 21h, partindo do Concierge, no pavimento térreo, e deverá ser acompanhada por um adulto (com duas crianças no máximo).

No sábado e domingo (3 e 4) as crianças também poderão participar do Meet & Greet com o Sr. Coelho, que estará acompanhado de suas assistentes. Os pequenos poderão interagir e tirar fotos.

  • O encontro será promovido das 14h às 14h30 e das 16h às 16h30.
  • O empreendimento informa que as duas atividades, criadas pela Despertar Produções, respeitam todos os protocolos de segurança e distanciamento social.

Atlântico Shopping 

Atlântico Shopping também terá encontro com o Coelhinho, na sexta e no sábado (foto Divulgação)

O Atlântico Shopping também está com programação especial. O Coelhinho da Páscoa estará no empreendimento nesta sexta-feira (2) e no sábado (3) das 17h às 20h para encontrar e fazer fotos com as crianças. O shopping também salienta que serão tomados todos os cuidados para que a experiência seja segura para todos.

Itajaí Shopping

Páscoa encantada das Trúfulas, no Itajaí Shopping (foto Divulgação)

O Itajaí Shopping apresenta ‘A Páscoa encantada das Trúfulas’. Até domingo (4), coelhinhos guardiões estarão na praça da entrada principal protegendo o jardim e recepcionando o público do shopping. Inspirada na animação “O Lorax”, o Itajaí Shopping, em parceria com a Hoerlle Design, criou um cenário ‘instagramável’ para a criançada registrar o momento no jardim cheio de imaginação e personagens divertidos.

Além de poder fazer fotos, o empreendimento informa que ainda é possível explorar os pequenos detalhes que compõem o cenário. Os coelhinhos, por exemplo, usam elementos da natureza, como um vestido de flor ou um chapeuzinho de folhas.

  • A Páscoa encantada das Trúfulas pode ser visitada nesta quinta, sexta e sábado das 10h às 22h, e no domingo de Páscoa das 11h às 22h.

Nutricionista fala sobre os ‘efeitos’ das doçuras da Páscoa 

O segredo é controlar a quantidade que as crianças comem (foto Renata Rutes)

Paola Rubiê Gewehr Cargnin, coordenadora do curso de Nutrição da UniAvan

Nutricionista Paola (foto Renata Rutes)

“A Páscoa tem como ‘símbolo’ receber ovos de chocolate, ovinhos pintados com amendoim doce. É um momento onde comemoramos em família, celebramos o Coelho da Páscoa, há a troca de presentes com chocolates. Sempre pensamos que o chocolate não vai ser saudável, e na verdade ele tem muitos benefícios, a gente se sente feliz, é um alimento ‘confortável’, o cacau tem antioxidantes que combatem os radicais livres, o envelhecimento, tem vários benefícios. Podemos consumir sem exageros, eu não vejo problema algum, mas é importante que tenhamos cuidado com as crianças para que não ocorra o exagero, podendo propiciar a cárie, o ganho de peso também, e assim manter uma alimentação saudável. 

Uma dica é ler os ingredientes dos produtos, há algumas opções que possuem gordura hidrogenada, mais conhecida como gordura trans e a gente precisa ter cuidado. 

Este ingrediente dá melhor textura ao alimento e seu consumo é comprovadamente prejudicial à saúde, então prefira versões que não apresentem esse tipo de ingrediente. O primeiro ingrediente que aparece na lista é o que mais tem no produto, se o primeiro a aparecer for o açúcar é porque é o principal componente, então o ideal é procurar opções que tenham mais cacau, outra gordura, como manteiga do cacau, óleo de cacau. Há chocolates cacau 50%, 60%, que são gostosos e também trazem alegria, ainda mais nesse período de pandemia, em que estamos tristes, e o chocolate traz essa alegria, mas é importante maneirar. Há também opções para quem é intolerante à lactose, mesmo que não diga na embalagem você pode verificar e ver que não tem lactose. Há a alfarroba que pode ser uma alternativa também, além de castanhas e frutas. Uma dica para os pais é estabelecer momentos para as crianças consumirem e não consumir todos que estão na cesta, deixar para momentos do lanche, para que ela não troque uma refeição pelo doce. Pode deixar no freezer e fazer de lanche com uma fruta, como banana e morango, não tendo como opção só o chocolate. Por que restringir o chocolate? Algumas pessoas que o fazem podem desenvolver compulsões alimentares por isso. Consuma em poucas quantidades, evite o consumo excessivo, faça outras receitas que você pode estar compartilhando com a família”.

Cardápio especial para a Páscoa

Peixe assado é uma tradição da Páscoa e uma boa opção (foto CyberCook)

A nutricionista Paola preparou dicas para o cardápio de Páscoa especial para os leitores do Página 3, confira abaixo!

Entrada: saladas frescas, incluindo opções verdes escuras, coloridas como cenoura, tomate cereja, palmito, e entre outros legumes e verduras de sua preferência. Inclua sementes de girassol, linhaça e/ou gergelim, grão de bico e frutas como manga, ou morango, figo e damasco podem dar um toque especial no sabor, deixando a salada rica em nutrientes e fibras. 

Prato Principal: sugiro utilizar peixes e frutos do mar frescos assados, grelhados ou ensopados, acompanhados de temperos naturais como alecrim, orégano fresco, e/ou vegetais como por exemplo cenoura, abóbora, cebola e alho. Estes acompanhamentos contribuem para o aroma e sabor aos pratos. 

Acompanhamentos: Saladas de batatas; arroz com quinoa; purê de batata salsa; abóbora cozida; e macarrão ou risotos com legumes. 

Veganos: há opções de risotos ou massas com cogumelos.

Receita de risoto com cogumelos

Risoto de cogumelos é boa opção para os veganos (foto Panelinha)

Ingredientes:

  • 300 gramas de arroz arbóreo 
  • 200 gramas de shimeji 
  • 200 gramas de shitake 
  • 200 gramas de cogumelo paris 
  • 1 ou 1⁄2 litro de caldo de legumes (para o caldo utilize cenoura, salsão, cebola, e alho poró) 
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola média 
  • 3 dentes de alho 
  • ¼ colher de chá de noz moscada 
  • ½ colher de chá de pimenta do reino preta 
  • 3 colheres de sopa de salsinha 
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Comece fervendo o caldo de legumes, após ferver deixe em fogo baixo. Em uma caçarola refogue a cebola e o alho no azeite, em seguida adicione os cogumelos fatiados, a noz moscada e a pimenta do reino, continue refogando até que evapore o líquido dos cogumelos e comece a grudar no fundo, retire os cogumelos da panela e na mesma panela coloque o arroz, refogue o arroz até que ele mude de cor e fique mais claro. Abaixe o fogo e adicione o caldo de legumes apenas cobrindo os grãos, reserve a outra parte do caldo. Mexa bem para que o arroz comece a soltar o amido, continue em fogo baixo mexendo o arroz, quando o começar a evaporar adicione mais um pouco do caldo de legumes. Repita o processo e deixe sobrando uma concha de caldo de legumes, o arroz está pronto quando estiver macio.  Quando chegar no ponto do arroz adicione o refogado de cogumelos, mexa para que o risoto encorpe no refogado, por fim adicione a última concha de caldo para que deixe o risoto mais cremoso, desligue e sirva.

Rendimento: 8 porções

Sobremesa: as boas versões de chocolates. Uma dica aqui, caso você tenha recebido de presente muitas opções, congele em pedaços menores para curtir saboreando tranquilamente. Você também pode utilizar alguns pedaços derretidos com frutas como banana, morango e uva.


- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -