- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú

Técnico de Balneário Camboriú reeleito para presidir a Liga SC de Handebol

- publicidade -

Leia também

“Proibir nunca é a melhor saída”: prática de skate nas praças de Balneário é alvo de debate

Renata Rutes  Não é de hoje que a presença de skatistas nas praças de Balneário Camboriú – antes na Tamandaré...

Dia das Mães: comércio com boas expectativas, vendas devem aquecer nesta sexta e sábado

Data é uma das melhores para o varejo, e deve ser mais movimentada do que 2020 O Dia das Mães...

Balneário Camboriú tem dois atletas classificados para o Pan Sub 20 em outubro no Chile

Neste sábado o número pode aumentar no Estadual de Timbó

Vacinação para pessoas com comorbidades inicia neste sábado em Balneário Camboriú

A vacinação para pessoas com comorbidade, com 57, 58 e 59 anos, inicia neste sábado, das 8h às 17h;...

Manifestação #JustiçaporJeane acontece neste sábado, em Balneário Camboriú

O namorado, a família e amigos da jovem Jeane Fagundes, 23 anos, que perdeu a vida após ser atropelada...
- Publicidade -

O técnico da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), Gerson Cabral foi reeleito para a presidência da Liga SC de Handebol, gestão 2021/2024, em assembleia realizada de forma remota em dezembro último. Gerson foi um dos fundadores da Liga em junho de 2017, quando foi eleito para ser o 1º Presidente da entidade. Participaram dirigentes de Balneário Camboriú, Florianópolis, Timbó, Itajaí e Blumenau.

Devido ao sucesso na 1ª gestão, os clubes indicaram uma única chapa, sugerindo a manutenção do presidente Gerson Cabral para mais um mandato e a chapa foi aprovada por aclamação.

“Estou muito orgulhoso de ter feito um trabalho que foi amplamente reconhecido e estendo o sucesso aos demais membros da diretoria anterior. Acredito que a nova administração, estruturalmente mais fortalecida, seguirá trilhando o caminho de desenvolvimento proporcionando aos amantes do handebol uma organização mais sólida e competições ainda mais expressivas, elevando o handebol catarinense a um nível maior, principalmente no que se refere às questões de gestão esportiva”, disse o presidente reeleito. Ele anunciou que em 2021, a Liga SC vai chancelar a organização de uma Liga no Rio Grande do Sul, a Liga RS, seguindo os modelos organizacionais aplicados em Santa Catarina.

O começo

- Publicidade -

A Liga SC de Handebol surgiu com a proposta de sistematizar alguns modelos de competições que estavam sendo aplicados em torneios de handebol da região leste norte de Santa Catarina. Visando uma melhor preparação das equipes para os jogos da Fesporte e para ampliar o calendário anual das equipes, a partir do ano de 2011, o técnico Gerson Cabral, com apoio da FMEBC, passou a promover, em Balneário Camboriú, torneios chamados de Copas Leste Norte. Participavam equipes convidadas da região, em diferentes categorias. Os resultados positivos apresentados nestas Copas motivaram os técnicos, e nos anos de 2014 a 2016, as “Copas”, que eram realizadas de forma concentrada, foram substituídas por outro modelo competitivo denominado de “Campeonatos Leste Norte”.

A competição passou a ter times de outras regiões e a ser disputada com jogos isolados, onde as equipes visitavam seus adversários e os recebiam em sua cidade. Posteriormente, as quatro melhores classificadas, disputavam, em sede única, as superfinais. Por fim, devido ao sucesso dos Campeonatos Leste Norte e ao ingresso de equipes de outras regiões, os campeonatos ficaram mais abrangentes e envolventes, o que estimulou a criação de uma liga.

A mudança do nome

Por razões administrativas, em 2017, o Campeonato Leste Norte foi promovido somente no naipe feminino e no 1º semestre ocorreram as fases iniciais das categorias adulto, juvenil e cadete. Ao assumir a instituição, Gerson Cabral substituiu o nome dos Campeonatos Leste Norte e oficializou as competições como Liga Santa Catarina de Handebol que, ao longo do mesmo ano, foi disputada nas categorias mirim, infantil, cadete, juvenil e adulta (feminino) reunindo um total de 55 equipes.

Dois naipes

No final da temporada, os números estatísticos de atendimentos (equipes e atletas), mostraram à diretoria da Liga que os resultados foram satisfatórios e indicaram que, a partir da criação da Liga Santa Catarina, o Handebol do Estado entraria num outro nível desenvolvimento. Diante desta expectativa a Liga decidiu incluir novamente as disputas do naipe masculino e intensificar a expansão das competições para todo estado.

- Publicidade -

No ano de 2018, ampliados os campeonatos para os dois gêneros, a Liga SC de Handebol seguiu sua escalada de desenvolvimento, onde o número de participantes nas competições, das diferentes categorias, totalizaram 84 equipes, apontando um crescimento de 60,7% em relação ao ano anterior.

A consolidação

Em 2019, o cenário foi mais amplo ainda. A consolidação da Liga por todo o Estado incentivou outras equipes a ingressarem nas competições. Nos 10 campeonatos realizados (do mirim ao adulto, masculino e feminino), a Liga atingiu a participação de 156 equipes. O crescimento atingiu a expressiva marca de 85,7% no número de participantes.

Em 2020 visando oxigenar ainda mais seus eventos e buscar um maior equilíbrio competitivo, a Liga implantaria algumas novidades nas competições, mas, devido à pandemia, todas as competições foram canceladas.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,709FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,593SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Dia das Mães: comércio com boas expectativas, vendas devem aquecer nesta sexta e sábado

Data é uma das melhores para o varejo, e deve ser mais movimentada do que 2020 O Dia das Mães é a segunda data mais...

Balneário Camboriú tem dois atletas classificados para o Pan Sub 20 em outubro no Chile

Neste sábado o número pode aumentar no Estadual de Timbó

Vacinação para pessoas com comorbidades inicia neste sábado em Balneário Camboriú

A vacinação para pessoas com comorbidade, com 57, 58 e 59 anos, inicia neste sábado, das 8h às 17h; nos postos de saúde da...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×