- Publicidade -
18.3 C
Balneário Camboriú

Maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina está no Porto de Itajaí até sábado

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico A 140” chegou ao Porto de Itajaí, na manhã desta quinta-feira (21) e ficará até sábado (23), mas não haverá visita pública por causa da pandemia.

A embarcação da Marinha do Brasil tem 208,12m de comprimento e 30,4m de largura. É o maior navio a serviço das forças armadas na América Latina.

(Foto Luciano Sens/SECOM)
- Publicidade -

Vindo do Rio, o navio chegou com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a Oficiais. A tripulação irá cumprir uma série de exercícios como: operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios.

As atividades fazem parte da formação dos aspirantes da Escola Naval, o Aspirantex. A Fragata “União”, que está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou nesta quinta-feira e participará dos treinamentos.

“Essa comissão tem a fase no mar e a fase de porto, que é importante para que eles saibam como o navio opera no mar e também conhecer as cidades, a Zona portuária e as belezas de Itajaí”, ressalta o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, que espera que a passagem pela cidade possa contribuir para que os aspirantes façam uma boa escolha de corpo.

 A ampla escolha de corpo, aliás, é um marco histórico para as futuras oficiais da Marinha, que participam do Aspirantex 2021 e estão a bordo do navio “Atlântico A 140”. Pela primeira vez as aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada. Até então elas eram direcionadas diretamente ao Corpo de Intendentes.

(Foto Luciano Sens/SECOM)
- Publicidade -

 “Temos cerca de 250 aspirantes a bordo e é um motivo de orgulho para a cidade receber o Aspirantex, que é uma comissão muito tradicional na Marinha do Brasil, para conhecerem a cidade e se familiarizarem a bordo”, destaca o Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa.

Respeitando as regras para prevenção a Covid-19, após atracação a Capitania dos Portos de Itajaí e Santa Catarina realizou uma breve cerimônia de recepção, com a apresentação da banda Oficial da Marinha, uma visita às instalações da embarcação e um almoço a bordo. Participaram da cerimônia o Capitão dos Portos de Santa Catarina Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa, o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, o Comandante do Atlântico, Mozart Junqueira Ribeiro, a vice-governadora do Estado, Daniela Cristina Reinehr, o prefeito Volnei Morastoni e o Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga.

“Nos honra muito receber esses navios e demonstra o quão importante é o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes para o Brasil, demonstra que a Marinha tem segurança nas nossas instalações”, enfatiza Fábio da Veiga.

Ele também lembra que para esse ano a prefeitura de Itajaí, em parceria com a Marinha do Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí e o Instituto Soto, prepara a inauguração do Museu dos Portos e Museu da Marinha.

“Pela vocação da nossa cidade, pelo rio e pelo mar, aqui está a nossa identidade, aqui está a nossa vocação e aqui está a nossa ligação histórica e cultural com a Marinha Brasileira. O Porto tem na Marinha uma referência e a Autoridade Portuária municipal tem essa relação antiga que vamos fortificá-la ainda mais, principalmente com esse grande projeto que é a construção das fragatas, que irá tornar nossa cidade uma referência na construção naval militar”, declarou o prefeito Volnei Morastoni.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,729FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,565SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×