- Publicidade -
19 C
Balneário Camboriú

Passos para uma rotina de trabalho saudável e produtiva em casa

- publicidade -

Leia também

Fotógrafo disponibiliza fotos de Balneário Camboriú para uso livre

As fotografias em alta qualidade podem ser utilizadas em livros, reportagens, filmes, colagem e até mesmo para fins comerciais Através...

Casal que foi despejado pede ajuda, Resgate Social diz que eles não aceitaram ir para Casa de Passagem

O Página 3 foi procurado por leitores que informaram sobre a situação de um casal que está na rua...

Psicóloga aborda “Maternidade ideal versus possível” em livro sobre Primeira Infância

A maternidade envolve uma série de aprendizados práticos como trocar fraldas, entender a pega correta da amamentação, aplicar técnicas...

Brasil chega a 422 mil mortes e SP passa 3 milhões de casos por covid-19

O Brasil chegou a 422.418 mortes e 15.182.219 casos de covid-19 neste domingo, 9, de acordo com dados do...

Reconecte: Balneário Camboriú será piloto de programa do governo federal que trata de tecnologias

Lançamento deve acontecer em agosto na cidade, em evento com membros do governo federal

Manter “uma mente sã num corpo são” é um ideal claro para a maioria das pessoas há séculos: a expressão foi popularizada pela obra do poeta romano Juvenal, que viveu pouco depois de Cristo. No entanto, até hoje essa combinação parece distante demais para a maioria das pessoas.

Os resultados da Pesquisa Nacional da Saúde de 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fins de 2020, retratam uma situação muito preocupante no Brasil: 40,3% da população adulta foi classificada como sedentária. São indivíduos que não praticam nenhum tipo de atividade física por pelo menos 150 minutos semanais.

- Continue lendo após a publicidade -

A tendência do trabalho remoto é crescente e parece ter vindo para ficar, ao menos por algum tempo a mais. Mas é somente incorporando hábitos minimamente saudáveis que esse arranjo pode ser favorável para qualquer pessoa, tanto do ponto de vista doméstico quanto profissional. As seguintes sugestões de boas práticas são um caminho certeiro para ficar mais próximo desse equilíbrio.

Exercícios “discretos”

Quando se fala em saúde, pode ser bastante complicado começar para quem não está acostumado a se exercitar. O corpo dói, é fácil incorrer em excessos e perder o ânimo rapidamente.

Portanto, começar fazendo pouco esforço com muita constância é uma maneira de manter a motivação. Por exemplo, fazer corrida matinal diariamente na orla de Balneário Camboriú pode ser um bom começo.

- Continue lendo após a publicidade -

Porém se essa atividade for cansativa demais ou inviável, não se deixe levar pelo orgulho: comece um passo atrás, com um exercício menos intenso ou menos frequente.

Subir e descer escadas diariamente, fazer pequenas caminhadas e aderir a rotinas de levantamento de pesos leves são um bom começo. 

Para manter uma boa organização, você também pode recorrer a alguns aplicativos de rotinas de exercício (marcas como Nike e Adidas contam com utilitários, por exemplo) ou a academias que disponibilizam planos de malhação caseira.

Segurança a distância

Quando trabalhamos e vivemos no mesmo lugar, a quantidade de atividades que fazemos se concentra enormemente no computador e no celular. Hoje é possível até comprar o pãozinho pela internet sem sair de casa.

Portanto, baixar a VPN em casa passa a ser altamente recomendável para manter a segurança e a privacidade da navegação.

Seja no contexto de trabalho ou navegando na rede por lazer, a VPN é uma ferramenta que torna a navegação anônima e dificulta que outros internautas identifiquem a origem de seu acesso à rede. Isso pode tanto tornar mais seguro o dia a dia do trabalho online quanto transpor barreiras geográficas de alguns serviços online, como limitações de séries do Netflix ao Brasil.

A segurança online é um tema muito extenso, que conta com outras ferramentas úteis, como antivírus, firewall e muitas outras. É uma preocupação necessária, pois está diretamente ligada à capacidade de manter o bem-estar pessoal, da família e do ambiente de trabalho.

Além da VPN, é possível seguir outras dicas de segurança online específicas para empresas. O uso do mesmo computador para tratar assuntos pessoais e profissionais pode exigir ferramentas e hábitos que podem levar a algumas restrições e mudanças necessárias para manter-se seguro.

Organização previsível

É muito comum se animar em trabalhar no conforto de casa e se deslumbrar com as condições flexíveis de trabalho. Porém, acreditar que uma “rotina fora da rotina” é sustentável a longo prazo é um engano. Alguns dos erros mais comuns dessa fase do deslumbre são:

  • Não trocar de pijamas
  • Trabalhar deitado
  • Trabalhar do sofá
  • Deixar a higiene de lado
  • Alterar radicalmente os horários
  • Descuidar com a disciplina alimentar
  • Trabalhar diante da TV
  • Trabalhar em ambientes comuns, com conversa e ruídos

Uma rotina pode ser chata. Mas a chatice e a previsibilidade são o fundamento de dias produtivos e saudáveis. Na medida do possível, manter alimentação e horário regrados e trabalhar num ambiente reservado são o mínimo necessário para chegar a qualquer resultado decente trabalhando remotamente.

Exercícios para a concentração

Manter-se no mesmo ambiente por muito tempo desenvolvendo tarefas repetitivas tende a dificultar a concentração. Por isso, alguns hábitos e “rituais” podem ajudar a manter a seriedade e o foco diário.

Colocar roupa de escritório para trabalhar em casa é uma tática que funciona para muitas pessoas. Esse truque comportamental evoca o condicionamento de trabalhadores de escritório para manter a postura e o foco mesmo a poucos centímetros da cama.

Por outro lado, incorporar ao expediente sessões de exercícios de respiração também são uma boa alternativa.

A meditação é uma prática complexa, que merece ser pesquisada e praticada, mas exige dedicação e aprendizado. Diversos sites apresentam técnicas e alguns aplicativos foram criados para conduzir uma meditação guiada.

Mas os exercícios de respiração calma costumam ser mais simples de fazer do que a meditação e podem ser utilizados tanto para aquietar a mente e começar o dia de maneira concentrada quanto para “desacelerar” pensamentos improdutivos, seja no meio ou no fim do dia.

Conclusão

Trabalhar em casa é uma nova realidade para muitos. Com boas práticas e alguma disciplina, essa rotina pode deixar de ser um obstáculo e passar a ser um meio de viabilizar o antigo sonho universal de manter uma mente sã num corpo são.

(Foto Pixabay)

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×