- Publicidade -
17.9 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú intensifica controle sobre o mosquito da dengue na Semana Estadual de Mobilização

- publicidade -

Leia também

Vacinação contra Influenza inicia nesta terça para idosos 70+

A Secretaria da Saúde inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza para idosos,...

Aulas e oficinas na Casa da Mulher e no Centro da Rua Itália retornam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (10) iniciam as aulas de alongamento, fortalecimento muscular, pilates, fit dance, inglês, dentre outras oficinas,...

Entrevista com Luciana Andréa de Jesus: “A natureza é sábia e normalmente a planta que você precisa nasce no seu entorno”

Luciana Andréa de Jesus, 51, catarinense de Blumenau, moradora de Balneário Camboriú há quase quatro décadas (1984), onde estudou...

Casal que foi despejado pede ajuda, Resgate Social diz que eles não aceitaram ir para Casa de Passagem

O Página 3 foi procurado por leitores que informaram sobre a situação de um casal que está na rua...

Psicóloga aborda “Maternidade ideal versus possível” em livro sobre Primeira Infância

A maternidade envolve uma série de aprendizados práticos como trocar fraldas, entender a pega correta da amamentação, aplicar técnicas...
- Publicidade -

A Semana Estadual de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, lançada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) nesta segunda-feira (30), quer chamar atenção da população para o problema da dengue no Estado e estimular as pessoas a ajudar no combate.

O gerente de Zoonoses da Dive/SC, João Fuck disse que neste ano Santa Catarina registrou o maior número de casos de dengue. Com a proximidade do verão, época de chuvas e calor, ambiente propício para a reprodução do mosquito, a Semana está acontecendo para pedir que cada pessoa cuide do seu ambiente, eliminando locais que possam acumular água e que sirvam de criadouro para os ovos do Aedes aegypti.

“Santa Catarina tem 11 municípios em situação de epidemia de dengue, já contabiliza mais de 11 mil casos da doença e a maioria dos casos são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do território estadual. Os dados registrados até agora são o reflexo da presença e disseminação do Aedes aegypti”, alerta Fuck.

Em Balneário

- Publicidade -

O Programa Municipal de Combate a Dengue, de Balneário Camboriú, vai intensificar ações nesta semana, com foco maior na divulgação, orientação e nas visitas domiciliares que seus agentes já realizam o ano todo.

O município registra atualmente 1097 focos do mosquito, dos quais 210 casos autóctones (contraídos dentro do municipio), 54 indeterminados, 2 importados de Dengue e 1 importado de Chikungunya.

A diretora da Vigilância Ambiental, Eliane Casatti explicou que a prefeitura está divulgando nas redes sociais diariamente posts com os cuidados. Além disso, a Secretaria de Educação realizará atividades com os alunos em relação aos cuidados com a Dengue e as unidades de saúde estão com cartazes e panfletos relacionados a doença, além dos agentes comunitários que irão realizar visitas em seus bairros com orientações à população.

“Os agentes de Endemias já estão trabalhando nas visitas nos imóveis, na construção civil e principalmente nos bairros afetados com a LIRAa. (Barra, Nova Esperança e Estaleiro), onde chegamos a 72 focos com classificação de Médio Risco. Além das visitas os agentes estão realizando visitas nas demandas da Ouvidoria Municipal e visitas nos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya”, informou Eliane.

A Semana de orientação e prevenção seguirá até o próximo sábado (5). Para ajudar a população a eliminar locais com água parada, a Dive/SC publicou um ‘check-list’ das principais ações que cada um deve cumprir toda semana em sua casa.

- Publicidade -

11 cidades com epidemia

  • Oeste: Águas de Chapecó, Maravilha, Caibi, Coronel Freitas, Formosa do Sul, São Carlos e São Miguel do Oeste.
  • Norte: Joinville.
  • Vale do Itajaí: Bombinhas; Navegantes.
  • Grande Florianópolis: Tijucas.
- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,712FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,594SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Aulas e oficinas na Casa da Mulher e no Centro da Rua Itália retornam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (10) iniciam as aulas de alongamento, fortalecimento muscular, pilates, fit dance, inglês, dentre outras oficinas, na Casa da Mulher, que...

Entrevista com Luciana Andréa de Jesus: “A natureza é sábia e normalmente a planta que você precisa nasce no seu entorno”

Luciana Andréa de Jesus, 51, catarinense de Blumenau, moradora de Balneário Camboriú há quase quatro décadas (1984), onde estudou Administração e Contábeis, mas não...

Casal que foi despejado pede ajuda, Resgate Social diz que eles não aceitaram ir para Casa de Passagem

O Página 3 foi procurado por leitores que informaram sobre a situação de um casal que está na rua após serem despejados da casa...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×