- Publicidade -
19 C
Balneário Camboriú

Fatos desmentem “fake news” que os navios de cruzeiro eram responsáveis por algas e briozoários

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A “fake news”, repetida por muitas pessoas, que os navios de passageiros provocavam o aparecimento de algas e outros organismos, na praia central de Balneário Camboriú, foi desmentida pela realidade, pois nesta temporada não houve cruzeiros e mesmo assim as algas compareceram em grande quantidade.

Desde janeiro, até a última segunda-feira, 12,  a empresa que faz a limpeza da praia coletou 2.340 toneladas de algas, briozoários e outros organismos.

- Publicidade -

A correlação entre navios e organismos na praia central, já havia sido afastada através de pesquisa realizada entre abril de 2019 e março de 2020 por uma equipe composta por técnicos do curso de Oceanografia da Univali, prefeitura, profissionais de modelagem numérica, oceanografia física, química da água do mar e aspectos biológicos de algas e animais marinhos.

Esses especialistas constataram que as amostras nos pontos de atracação não identificaram os organismos que causam o fenômeno. 

Como esse material já aparecia na praia desde 1938 e pelos 40 anos seguintes, os técnicos levantaram a hipótese que se trata de um fenômeno local, possivelmente alimentado por esgotos.

Leitora

Uma leitora enviou fotos ao Página 3 da praia central, na Barra Sul, na manhã desta quinta-feira (15) com muitos briozoários na areia. Ela disse que se surpreendeu com a quantidade ‘exorbitante’.

- Publicidade -

A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, confirmou a situação e disse que o mar estava ‘escuro’ há dias e que agora os organismos vieram para a areia da praia.

“Estamos tendo casos ao longo dos últimos meses [no verão se intensifica], o que muda é a quantidade a cada semana. Só vou saber o volume desta semana quando eu receber o relatório mensal da Ambiental, mas se chamou a atenção da moradora, então o volume aumentou”, disse.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,734FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,582SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×