- Publicidade -
21 C
Balneário Camboriú

Plano de Aceleração animou empresários do turismo

Leia também

Dia da Mulher: data alerta para o aumento dos casos de violência doméstica em Balneário Camboriú

Por Renata Rutes O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 70, para...

Irresponsabilidade do governador e dos prefeitos prossegue com mais 70 mortos e zero leitos de UTI

Proteja sua vida. Evite frequentar restaurantes, academias, cafés, bares, hotéis, motéis e centros religiosos.

Morreu mulher vítima do caminhão que arrastou motocicleta por 32 Km

Sandra Aparecida Pereira, 47, faleceu neste domingo à tardinha, no Hospital Marieta, em decorrência de acidente com motocicleta no...

O BC 4 Estações – Plano de Aceleração para o Desenvolvimento Econômico e Turístico de Balneário Camboriú foi apresentado em evento para os empresários ligados ao turismo, como hoteleiros, donos de bares e restaurantes e comerciantes, além ainda de entidades de classe (BC Convention, Sindisol, Comtur), e vereadores, na segunda-feira (22). O Página 3 foi em busca de opiniões sobre a apresentação e como vêem o impacto que ela deve ter na retomada do turismo em Balneário Camboriú, após uma temporada considerada atípica pelo baixo movimento de turistas na cidade.

Opiniões

“Balneário só pode ser comparada com Balneário”

Adriana Rosa, Mané Ferrari e Margot Libório (Foto Divulgação)
- Publicidade -

Margot Rosenbrock Libório, hoteleira e presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau – “É uma alegria para nós ter o Geninho nessa função, isso é praticamente uma unanimidade para o trade. Ele é reconhecido pelo empreendedorismo, capacidade de inovar, vive a realidade de Balneário Camboriú há mais de 30 anos, focando no lado privado, e agora volta seu olhar para o Poder Público. Ele traz a experiência da iniciativa privada sabendo que as ações exigem rapidez, é muito diferente de quem tem experiência somente como gestor público. Esperamos que essa mudança gere evolução, tende a ser muito bacana para a cidade e a Secretaria de Turismo estará recuperando o ‘protagonismo’ que precisa ser dela. É ela que precisa coordenar as ações e o trade vem para apoiar. Em 10 dias à frente da Secretaria o Geninho já está apresentando o Plano, que tem tudo a ver com a cidade. Balneário é incomparável, mesmo com a pandemia novos atrativos turísticos foram inaugurados [como a roda gigante Big Wheel e o Museu do Automóvel], foram feitos novos investimentos em infraestrutura. Balneário é um organismo vivo que está sempre se desenvolvendo, e esse é o foco, seguindo apoiando nossos empreendimentos com ações que complementam tudo o que já temos. Há mais de 20 anos ‘Balneário o ano todo’ é o sonho do trade, apesar da cidade não ser a mesma nas quatro estações, o verão sendo o diferencial, a primavera é maravilhosa, o outono é uma época linda, o inverno com a gastronomia e compras, temos que defender isso, buscando o melhor que a cidade tem em cada estação. Balneário só pode ser comparada com Balneário, não tem outra cidade como a nossa, com tanta oferta turística como aqui. Somos Balneário Camboriú com orgulho. Vamos sentar em breve para discutir e organizar os projetos de divulgação do município e intenções que temos, porque precisamos estar todos juntos nessa causa, alinhados para conseguirmos retomar o nosso turismo”.

“Um novo momento que iremos viver em toda região”

Isaac com Geninho (Foto Camila Godoi/Sindisol)

Isaac Pires, empresário ligado à hotelaria e gastronomia e presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindisol) – “O plano de retomada do desenvolvimento turístico de Balneário Camboriú, BC 4 Estações, foi apresentado pela Secretaria de Turismo do município, com ações direcionadas para integrar as 52 atividades econômicas ligadas ao setor, o objetivo é oferecer alternativas e padronizar ações para que o crescimento seja integral e contínuo. Participei do encontro que aconteceu no Hotel Sibara, reunindo representantes de classes, autoridades e convidados. O plano foi apresentado pelo novo secretário, Genivaldo Goes, com o aval do prefeito Fabrício Oliveira, que esteve presente no evento. Acredito se tratar de um novo momento que iremos viver em toda região. Qualidade, infraestrutura e conceito integrado farão parte de um novo momento turístico de retomada e de crescimento para toda a cadeia ligada ao turismo. Estamos confiantes e trabalharemos cada vez mais firmes para que a nossa classe se fortaleça. O momento é de união e de muito trabalho. A divulgação digital foi bastante citada no Plano e concordo plenamente que este é um excelente caminho, pois vivemos a era digital. Acredito que o mais importante é a união do trade em ações conjuntas, pois temos um destino fantástico, uma ótima intersecção entre poder público e privado, somos trabalhadores e inovadores. Aposto na união do trade, integração e conexão como elementos que farão a grande retomada que esperamos em 2021”.

“Temos que nos motivar e repensar nossas ações”

Nelson, Fabrício e Isaac (Foto Assessoria SindusconBC)

Nelson Nitz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) – “O Geninho é coaching e sempre tem essa fala motivacional e eu fiquei muito satisfeito com a apresentação dele. Ele procurou motivar o trade, e não há nada melhor do que isso neste momento em que vivemos. Ele mostrou o caminho, disse que precisamos ser otimistas, e eu saí me sentindo motivado. Balneário já vivia o turismo o ano todo, mas a pandemia nos afetou. Tínhamos a terceira idade após o verão, os feriados eram sempre muito bons, assim como o turismo religioso que também atraía muita gente. O verão é sempre melhor, mas Balneário é capaz de atrair o público o ano inteiro; temos muitos recursos, passeios de barco, roda gigante, o Parque Unipraias, o aquário, nossas praias divinas. É uma cidade diferente e ímpar. Se você fica 10 dias aqui, tem coisa para fazer todos os dias. Gostei também que o Geninho defendeu a importância de procurar o consumidor final. O Mazoca [Osmar Nunes Filho, atual secretário de Obras de Balneário e proprietário do Hotel Marambaia, foi presidente da Santur e ex-secretário de Turismo no governo Leonel Pavan] quando era secretário falava muito de fazermos isso – Balneário estava presente em feiras onde o público ia e não somente os operadores de turismo. Precisamos chamar e motivar os turistas. O digital também é muito importante, o nosso hotel [Nelson é proprietário do Camboriú Pecon Hotel] vem investindo muito nisso, porque quem vendia Balneário, como agências de viagens, pararam. Antes tínhamos cinco pessoas no comercial, hoje temos duas. O meio digital é o grande comprador e precisamos incentivar esse público. Vejo que enquanto não tivermos a vacina para a maioria da população não teremos um grande fluxo de turismo, esse verão foi o exemplo disso. As pessoas querem viajar, mas não se sentem seguras porque não querem se expor. Balneário não perdeu força turística, as pessoas gostam de vir pra cá, temos muitos atrativos, gastronomia de primeira qualidade, preços bons, mas temos que nos motivar e repensar nossas ações. Não podemos relaxar na qualidade, um exemplo são os restaurantes, que precisam sempre ter novos pratos; e precisamos sempre prezar pelo bem atender, com gentileza e educação, no comércio, hotéis e restaurantes, isso faz toda a diferença”.

Vereadores da oposição não foram convidados para o evento

O jornal foi informado que apenas os vereadores da base do governo teriam sido convidados para a apresentação do Plano. André Meirinho, que é membro da Comissão de Preservação do Meio Ambiente e Turismo, disse que ele e seus colegas de oposição (Alessandro Kuehne ‘Teco’, Juliana Pavan, Marcelo Achutti, Lucas Gotardo, Nilson Probst e Elizeu Pereira) não foram convidados. 

- Publicidade -

“Infelizmente foi a postura do governo municipal, eu só soube depois do evento. Esperamos que o Plano seja apresentado na Câmara de Vereadores para todos os vereadores terem acesso e da mesma forma a comunidade poder acompanhar”, disse. 

O presidente da Comissão, Cristiano José dos Santos, não teria ido ao evento porque estava com suspeita de Covid-19.

Vereador La Barrica vai convidar Geninho para apresentar o Plano na Câmara

Geninho e o prefeito com trade e vereadores (Foto Gabinete Vereador LaBarrica)

O vereador David Fernandes ‘La Barrica’ é membro da Comissão de Turismo e esteve presente na apresentação do Plano, o qual ele definiu como ‘muito bom’, citando que acredita que o secretário Geninho Goes ‘vai fazer história’ à frente da Secretaria de Turismo. 

“A cidade já tem independência, não depende somente do verão, e o BC 4 Estações vem ao encontro do que os trabalhadores e moradores precisam. O Geninho mostrou um documento realmente planejado, de excelência. Hoje tudo gira em torno do digital e ele apostou muito nisso, as plataformas digitais é algo que realmente precisamos investir”, analisou.

David antecipou ao Página 3 que pretende falar sobre o Plano na sessão desta terça-feira (23) na Câmara e disse que irá fazer um ofício para que o secretário Geninho vá ao Legislativo apresentar suas ideias para os vereadores, já que alguns não foram ao evento. 

“O Plano é uma necessidade para a retomada do turismo, muitos comércios de nossa cidade estão ‘na UTI’. As despesas são altas, manter uma empresa em Balneário não é fácil, e não queremos apenas nos manter, queremos ganhar dinheiro. O Poder Público vem auxiliando, e só assim vamos conseguir retomar a economia. Não tem como manter um aluguel, que custa R$ 20, R$ 30 mil, sem movimento. O 4 Estações é o sonho do trade [David é proprietário da Pizzaria La Barrica], sempre falávamos de Gramado/RS, que tem turismo o ano inteiro, e também queremos isso. Com a entrada do Geninho na Secretaria e com esse Plano acredito que vamos conquistar, assim ainda como com a abertura do Centro de Eventos, que foi apresentada pelo Secretário de Turismo do Estado, Mané Ferrari, que prometeu que a licitação será lançada em breve”, acrescenta.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -

Em ‘O Charlatão’, Ivan Trojan interpreta herborista que salvou centenas de vidas

Indicada três vezes ao Oscar - com Colheita Amarga (1985), Filhos da Guerra (1990) e Fuga Na Escuridão (2012)...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -