- Publicidade -
24 C
Balneário Camboriú

Prefeito Fabrício e os 19 vereadores foram oficialmente diplomados: confira a cobertura do Página 3

- publicidade -

Leia também

IMAS assumirá a gestão do PA da Barra em maio: empresa já administra a UPA Nações

Unidade terá pediatra 24h, um pedido antigo da comunidade

Gotardo aprova requerimento de convocação sobre transporte público

O Legislativo de Balneário Camboriú aprovou na sessão desta quarta-feira, 14, um requerimento protocolado pelo vereador Lucas Gotardo, do...

Balneário Camboriú presente no seminário sobre cidades amigas do idoso

A Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú irá participar, nesta sexta-feira (16), às 14h, do seminário online ‘Relatos...

Anny de Bassi na equipe brasileira que vai ao Mundial de Revezamento na Polônia em maio

A velocista Anny Caroline de Bassi (23 anos), de Balneário Camboriú, foi convocada para integrar a equipe brasileira que...

Empreendedor de Balneário Camboriú cria produto inovador com o Programa ALI do Sebrae/SC

O empresário Ricardo Calikevstz, proprietário da Italicus Pane & Pasta, de Balneário Camboriú, encontrou no Programa Agentes Locais de...
- Publicidade -
Textos e fotos: Renata Rutes
.
O prefeito Fabrício Oliveira e seu vice, Carlos Humberto Metzner Silva, e os 19 vereadores (12 reeleitos e sete novos), foram diplomados em cerimônia fechada para imprensa e poucos convidados, na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Bairro das Nações. O Página 3 acompanhou a solenidade e traz abaixo os principais destaques do momento. Confira.

..

“Foi um ano atípico em todos os sentidos, e mudou também as eleições”, avalia o juiz eleitoral Adilor Danieli

- Publicidade -

O juiz eleitoral Adilor Danieli presidiu a cerimônia de diplomação [a qual ele definiu como ‘a festa da democracia’] e contou ao público que, em conversa com a Justiça Eleitoral/Tribunal Regional Eleitoral, foi solicitado que preferencialmente não houvesse cerimônia presencial, mas que cada cidade poderia decidir de que forma faria, e ele optou por fazer o evento, pois vê que uma cerimônia virtual não teria a mesma ‘força’ que a presencial, que foi realizada seguindo todas as normas de prevenção ao Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e distribuição de álcool gel.

“2020 foi um ano atípico em todos os sentidos, e mudou também as eleições, não se podia fazer reuniões, e mesmo assim atingimos o número recorde de candidatos, tanto a prefeito quanto no Legislativo, com 12 partidos representados na Câmara, nunca tivemos tanta diversidade, mas eu digo para vocês: o único partido deve ser a partir de agora Balneário Camboriú, devem lutar pela nossa cidade, que é uma vitrine, com a melhor qualidade de vida e consequentemente a melhor Casa Legislativa do Brasil”, afirmou.

Adilor definiu que a diplomação transcorreu de forma tranquila, assim como foi a eleição municipal, com poucas ocorrências.

“Todo esse conjunto de fatores e parceria, principalmente da imprensa, que levou as informações aos eleitores, assim como as forças da segurança, conseguimos ter uma eleição tranquila, uma das mais tranquilas dos últimos anos, aliás”, disse.

.

“Eu devo tudo a essa cidade”, disse o prefeito Fabrício

- Publicidade -

Em seu discurso, o prefeito Fabrício Oliveira destacou que o diploma representa a vitória de uma história, de um desejo e que também traz grandes responsabilidades – citando que isso se enquadra também aos vereadores.

Sobre a pandemia, o prefeito reeleito analisou que Balneário Camboriú não deixou de crescer diante da crise, mostrando resiliência, além de destacar que o patrimônio da cidade não é apenas a arquitetura, as obras e empreendimentos, mas também ‘cada homem e mulher que fazem de Balneário a melhor cidade para se viver no Brasil’.

Emocionado, Fabrício relembrou que quando veio morar em Balneário Camboriú saía de bicicleta e ia cumprimentar o então prefeito, Haroldo Schultz.

“Sem saber que um dia eu iria ser prefeito, fazia isso para poder contar para os meus colegas da escola, que havia visto e cumprimentado o prefeito”, contou.

Prefeito Fabrício sendo diplomado

Ao Página 3, o Fabrício afirmou que é difícil definir com uma palavra o significado da diplomação para ele, mas que se sente muito grato, e que morar em Balneário Camboriú já é algo ‘incrível’ e poder governar a cidade é ‘algo inexplicável, que o alimenta, que o faz transpor as próprias limitações e o faz crescer como ser humano, cidadão’.

“Eu devo tudo a essa cidade, aqui nasceram as minhas filhas, aqui eu estou criando elas, aqui eu casei, aqui eu assumi a primeira vez como vereador e agora duas vezes como prefeito. É um sentimento inexplicável”, pontuou.

O prefeito aproveitou para citar que o segundo mandato será pautado por grandes obras, como a finalização do elevado da Quarta Avenida e o prometido alargamento da faixa de areia, analisando que ele e sua equipe estão com ‘mais experiência e maturidade’.

“Sabemos o que não devemos fazer, porque erramos também, e sabemos acima de tudo que houve um preparatório para a cidade chegar onde está, e um exemplo disso é a nossa areia, o nosso elevado, a roda-gigante, o Centro de Eventos, tantas coisas que vão acontecer e que vão configurar a nossa cidade em um patamar muito diferente, mas sem perder o que mais aprendemos, que foi amar pessoas. Essa pandemia traz muitos ensinamentos, perdas, ganhos, mas a grandeza que somente a vida se justifica”, opinou.

.

“É uma responsabilidade imensa”, afirmou o vice-prefeito

O vice-prefeito, Carlos Humberto Metzner Silva disse ao Página3 que a diplomação é importante exatamente por ser o reconhecimento por parte da Justiça Eleitoral de que ele, Fabrício e os 19 vereadores estão todos aptos a serem empossados no dia 1º de janeiro de 2021 – e que a partir desta data ‘é uma responsabilidade imensa’, em sua opinião ‘ainda maior do que foi na primeira vez’.

“Porque temos uma dificuldade muito grande, a qual o mundo todo passa, que é uma pandemia terrível, que está tirando a vida de muita gente. Hoje precisa ser o foco principal de todo e qualquer governo. Eu julgo que fizemos um bom primeiro mandato e o segundo tem que superar o primeiro, portanto teremos que trabalhar muito. Estou com expectativas muito boas pós-pandemia, com o alargamento da faixa de areia, a futura abertura do Centro de Eventos, que vai ocorrer em 2021, as obras de infraestrutura, uma reforma administrativa que precisa acontecer, adotando novos modelos com mais modernidade e olhando para o futuro, encaminhando Balneário a passos largos para ser uma cidade ainda melhor do que já é hoje”, explicou.

.

.OPINIÕES.

Página 3 ouviu alguns dos vereadores eleitos e reeleitos

.

JULIANA PAVAN, a única mulher eleita para a próxima legislatura

“O dia de hoje (16) significa um momento muito especial na minha vida, na vida da minha família. É o momento em que finalmente vamos começar a colocar em prática todo o discurso que nós tivemos durante a campanha, mostrar de fato todo o trabalho que queremos realizar em Balneário Camboriú e realmente colocar em prática o verdadeiro papel do vereador, que é legislar, fiscalizar, representar as pessoas, ser o elo da comunidade com o Executivo. Eu confesso que é o ato da vereança que mais me agrada, que é representar a comunidade, estar em contato com as pessoas. Nosso maior objetivo é seguir esses quatro anos com muito trabalho, muito respeito, responsabilidade, transparência, em prol de Balneário Camboriú, e não representar somente os 994 eleitores, mas todas as famílias dessa cidade que eu tanto amo e respeito, onde eu nasci. Agora o nosso partido é Balneário Camboriú”.


LUCAS GOTARDO, o vereador eleito com o maior número de votos neste ano

“A responsabilidade é muito grande, eu confesso que eu não esperava essa votação. Eu dei o máximo de mim para conseguir me eleger e tive a satisfação de ser o mais votado da cidade, isso para mim é uma honra. O fardo pesa mais daqui pra frente, mas o que as pessoas podem esperar de mim é que vou me dedicar cada dia mais, cada vez mais, para entregar o melhor trabalho do que já entreguei no passado. O momento é outro, ainda estamos em meio à uma pandemia, a política vive um descrédito e a cada dia que passa a nossa responsabilidade dobra, e a gente tem que provar todo dia quem a gente é, nos esforçarmos ao máximo para conseguir resgatar de volta a confiança das pessoas na classe política e instituições representativas”.


VICTOR FORTE, o mais jovem vereador eleito na história de Balneário Camboriú, com 23 anos

“É uma alegria muito grande, até me emocionei na hora do hino da nossa cidade, porque foi sempre uma coisa que aprendi na escola, desde pequeno; fui aluno da nossa rede pública também e me emocionei. Sei que a responsabilidade que tenho é muito grande, a partir do ano que vem terei muito trabalho pela frente e sei que as pessoas criam uma expectativa muito grande em cima do meu mandato, por eu ser o vereador mais novo da história da cidade, por eu ter só 23 anos, mas a comunidade pode ter certeza que eu tenho capacidade e vou demonstrar muito trabalho nesses quatro anos daqui pra frente. Espero que 2021 seja um ano muito melhor do que foi 2020, por conta da pandemia e de tudo o que a gente viveu, não foi um ano fácil, as eleições foram bem conturbadas, espero que seja um ano próspero e iluminado para todo mundo”.


ARLINDO CRUZ, o vereador mais idoso de Balneário Camboriú (63 anos), que presidirá a 1ª sessão do ano, em 1º de janeiro

“Mesmo sendo eleito para o meu quarto mandato, parece que é a primeira vez, a emoção toma conta, ainda mais por esse momento atípico que estamos vivendo. É uma pena não podermos compartilhar esse momento com a família, para comemorarmos juntos, mas também é a responsabilidade que vai aumentando cada vez mais, com cada mandato, mas eu estou preparado para representar a comunidade de Balneário Camboriú, vou dar tudo de mim para que essa cidade cresça. Eu sempre digo que peço a Deus para que nos ilumine, porque se a gente tiver saúde e boa vontade, tudo dá certo. Vou presidir a primeira sessão em 1º de janeiro, a princípio não vai ter nada de diferente, estamos conversando com o Ministério Público para que a gente possa convidar algumas pessoas, familiares e amigos, mas sabendo que precisamos ter cuidado. Não foi decidido ainda se será na Câmara de Vereadores ou no Teatro Bruno Nitz, mas eu acredito que será na Câmara, porque há uma limitação muito grande e podemos fazer lá, mas também há comentários que é possível fazer no Ariribá, se for liberada uma cerimônia maior, com mais gente. Ainda não está 100% definido, mas tenho certeza que será feito o melhor”.


NILSON PROBST, junto com Asinil Medeiros acumula quatro mandatos

“Eu e o vereador Asinil Medeiros somos os mais velhos, o Arlindo [Cruz] e o Marquinhos [Kurtz] também acumulam quatro mandatos, mas em um deles entraram como suplentes, eleições corridas sem suplência fomos eu e o Asinil, e é uma honra conquistar isso, foram poucos vereadores que conseguiram. O Moacir [da Antártica] é o único que acumulou cinco mandatos, e a Iolanda Achutti, Jorge Otávio Cachel, e nós dois com quatro mandatos. Mesmo tendo essa experiência, a diplomação é sempre um momento muito especial, é a redenção de nosso trabalho, um reconhecimento do mandato feito. Mandei mensagem para todos os meus amigos e apoiadores agradecendo cada um, porque o diploma não é só meu. Seguirei fazendo o trabalho que sempre fiz, pois acredito que se permaneço como vereador é porque estou fazendo o trabalho certo. 2020 foi um ano difícil para todas as pessoas, muitas perderam seus empregos, espero que 2021 venha com a vacina o mais rápido possível, para que volte a geração de empregos e a nossa vida normal, sem máscara, e para que possamos voltar a cumprimentar as pessoas, porque hoje tudo ainda está muito difícil. 1º de janeiro é um momento importante também, com a nossa posse e a eleição da mesa diretora, estamos ansiosos para saber quem vai ser o nosso presidente pelos próximos dois anos”.


ASINIL MEDEIROS, junto com Nilson Probst, acumula quatro mandatos consecutivos.

“É uma honra! Primeiro agradeço a Deus, que me deu mais essa vitória, mais um mandato na Câmara de Vereadores, a cidade que eu nasci, me criei e tenho familiares e amigos. Quero agradecer também todos que honraram os seus votos na urna, escolhendo a minha pessoa. Fui eleito com 1.189 votos, o mais votado no meu partido (PL) e o mais votado da coligação do prefeito Fabrício. Já estou no quarto mandato e sempre fui bem votado. Agradeço a comunidade, por estar me dando mais esse título. O meu trabalho será a mesma coisa dos outros, o meu gabinete segue à disposição das pessoas, que vêm para quererem algo, estarei sempre apoiando a todos, não somente um bairro, mas a cidade toda. Meu trabalho é para a comunidade e familiar, seguirei nesse molde, que está dando certo”.

.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Anny de Bassi na equipe brasileira que vai ao Mundial de Revezamento na Polônia em maio

A velocista Anny Caroline de Bassi (23 anos), de Balneário Camboriú, foi convocada para integrar a equipe brasileira que disputará o Campeonato Mundial de...

Comunidade relata problemas com recicladoras em Balneário Camboriú: há até informações de crimes, como tráfico e receptação

A comunidade dos bairros Municípios e Vila Real procurou o Página 3 após a publicação de matéria a respeito do abaixo assinado criado pela...

Entidades farão limpeza do Rio Camboriú que recebe cerca de 40t de esgoto todos os dias

Várias entidades de Balneário Camboriú e região estarão participando da 2a Ação Integrada de Limpeza do Rio Camboriú, no próximo dia 24. As inscrições...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -