- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú

Rotary completa 116 anos nesta terça-feira, Clubes de Balneário lembram a data

Leia também

Executivos miram curso de programação para liderar equipes e dar ‘up’ na carreira

Depois de oito anos trabalhando na área de tecnologia, o executivo Daniel Topper viu que era o momento de...

Dia da Mulher: data alerta para o aumento dos casos de violência doméstica em Balneário Camboriú

Por Renata Rutes O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 70, para...

Média de mortes por covid-19 é recorde pelo 9º dia seguido no Brasil

A média móvel diária de óbitos por covid-19 no Brasil ficou em 1.497 neste domingo, 7, segundo dados reunidos...

Nesta terça-feira (23) o Rotary International está comemorando 116 anos de fundação. A rede mundial de líderes profissionais voluntários conta com três Clubes na cidade: Rotary Club de Balneário Camboriú, que completa em abril 51 anos de atuação, assim como o Rotary Club de Balneário Camboriú-Norte e o Rotary Club de Balneário Camboriú-Praia do Atlântico que, juntamente com o Rotaract Club e o Interact Club, formam a ‘família rotária’ de Balneário Camboriú.

Atuação do Rotary é mundial

O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, pelo advogado americano Paul Harris, e originalmente surgiu para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias com o objetivo de fazerem a diferença na sociedade. Hoje, a entidade conta com mais de 1,2 milhões de associados [chamados de rotarianos] unidos em 35 mil clubes e presentes em 220 países, incluindo o Brasil.  

- Publicidade -

Um dos programas mais reconhecidos do Rotary International é a campanha para erradicação da poliomielite [End Polio Now] – a paralisia infantil. Rotarianos já doaram mais de U$ 2,2 bilhões de dólares para financiar a imunização de crianças do mundo inteiro; há ainda o programa de intercâmbio de jovens e bolsas de estudo de mestrado e aperfeiçoamento profissional internacional.

Em Balneário Camboriú

Em Santa Catarina, o Rotary está dividido em dois distritos (4652, o qual Balneário integra, e 4740), somando mais de 3.800 associados distribuídos em 170 clubes. A ‘família rotária’ é formada pelo Rotary, Rotaract, Interact, Rotary Kids e também Casas da Amizade.

O Rotary Club de Balneário Camboriú, pioneiro na cidade, é atualmente presidido pela empresária Luciene Vieira, que salienta que defendem muito uma das principais campanhas do Rotary International – os cuidados com o meio ambiente, inclusive sendo o primeiro clube de serviço de SC a integrar o Movimento ODS [movimento social que visa cumprir os compromissos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável]. Em 2020 realizaram um evento gastronômico beneficente, o Pirão do Rotary, onde serviram o tradicional pirão com linguiça, e sem nenhuma embalagem de plástico. O evento inclusive integrou a Semana Lixo Zero.

Campanha contra a violência doméstica do Rotary Praia do Atlântico (Foto Arquivo/RotaryClubs)

Neste último semestre, desenvolveram ações para promoção do banco ortopédico [aceitam doações de muletas, cadeira-de-rodas etc. para repassar para quem precisa], saúde mental [através de parceria com o CVV, Centro de Valorização da Vida], combate à violência contra a mulher, doação de toneladas de alimentos para quem foi afetado pela pandemia – em conjunto com o Banco de Alimentos e a distribuição gratuita de mais de três mil pães caseiros, no projeto Pão do Rotary. 

- Publicidade -

“Neste ano seguimos beneficiando a comunidade, com as obras de readequação de uma sala do Núcleo Infantil Carrossel, que se tornará modelo de inovação pedagógica para todo o município, desenvolvendo todas as habilidades cognitivas das crianças, gerando autonomia para elas. Deve ficar pronto em meados de março. Estamos transformando móveis, fiação elétrica, conectando a escola inteira com rede wi-fi e televisão, estamos com diversos parceiros nos auxiliando nesse projeto”, conta.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -

Djokovic completa 311 semanas no topo e se isola como maior número 1 da história

O sérvio Novak Djokovic fez história mais uma vez nesta segunda-feira. O tenista de 33 anos se tornou o...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -