- Publicidade -
17.9 C
Balneário Camboriú

Vereador Probst propõe ficha de controle de inquilinos e hóspedes

- publicidade -

Leia também

Vacinação contra Influenza inicia nesta terça para idosos 70+

A Secretaria da Saúde inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza para idosos,...

Aulas e oficinas na Casa da Mulher e no Centro da Rua Itália retornam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (10) iniciam as aulas de alongamento, fortalecimento muscular, pilates, fit dance, inglês, dentre outras oficinas,...

Entrevista com Luciana Andréa de Jesus: “A natureza é sábia e normalmente a planta que você precisa nasce no seu entorno”

Luciana Andréa de Jesus, 51, catarinense de Blumenau, moradora de Balneário Camboriú há quase quatro décadas (1984), onde estudou...

Casal que foi despejado pede ajuda, Resgate Social diz que eles não aceitaram ir para Casa de Passagem

O Página 3 foi procurado por leitores que informaram sobre a situação de um casal que está na rua...

Psicóloga aborda “Maternidade ideal versus possível” em livro sobre Primeira Infância

A maternidade envolve uma série de aprendizados práticos como trocar fraldas, entender a pega correta da amamentação, aplicar técnicas...
- Publicidade -

O vereador Nilson Probts (MDB), apresentou projeto que obriga hotéis, pensões, pousadas, casas de excursão, imobiliárias etc. a preencherem e entregar na prefeitura uma ficha cadastral dos seus inquilinos.

O texto do projeto segue reproduzido abaixo.

- Publicidade -

Projeto de Lei Ordinária N.º 17/2021
INSTITUI A OBRIGATORIEDADE DO CADASTRO
MUNICIPAL DE LOCADORES E LOCATÁRIOS
DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E NÃO RESIDENCIAIS.

Art. 1º Fica instituído no Município de Balneário Camboriú, no âmbito da Secretaria de Administração, Planejamento e Segurança Pública, o “Cadastro Municipal de Locadores e Locatários de Imóveis Residenciais e não residenciais”, para imóveis destinados à locação situados no município de Balneário Camboriú.

Art. 2º Todo proprietário de imóvel residencial e não residencial destinado à locação, bem como as imobiliárias situadas no Município de Balneário Camboriú, ficam obrigados a manter Cadastro Municipal de Locadores e Locatários, enquanto perdurar a vigência do contrato de locação.

§ 1º No cadastro deverão constar, em relação a cada locatário e residentes dos imóveis locados:
I – Dos dados pessoais:
a) nome;
b) idade;
c) estado civil;
d) profissão e local de trabalho;
e) RG e CPF;
f) endereço de domicílio.
II – Informar o período de permanência no imóvel.

- Publicidade -

§ 2º Incluem-se nas obrigações dispostas no caput deste artigo, os proprietários de imóveis destinados a moradias coletivas, tais como hotéis, pensões, pousadas familiares, casas de excursão e imóveis de locação diária.
§ 3º Para o Cadastro Municipal de Locadores e Locatários deverá ser utilizado o formulário que passa a fazer parte  integrante desta Lei como Anexo Único.

Art. 3º O cadastro com as referidas informações de que trata o artigo anterior, após devidamente preenchido, deverá ser encaminhado no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar da ocupação do imóvel pelos locatários, ao órgão municipal a ser definido pelo Poder Executivo, que fará o acolhimento das informações e tomará as devidas providências no caso de alguma ilegalidade de um dos locadores do imóvel.

Art. 4º O não cumprimento, pelo proprietário/locador ou imobiliária, acarretará:
I – Advertência;
II – Multa em valor correspondente a 05 (cinco) UFMs ao proprietário em caso de locação direta, podendo após notificação e lavratura do auto de infração, ser aumentada a multa em até 3 (três) vezes;
III – No caso de locação feita por imobiliária, além do disposto nos incisos anteriores, poderá ocorrer  suspensão do alvará;

§ 1º Não se aplicarão as penalidade previstas neste artigo caso o proprietário/locador ou imobiliária comuniquem o setor de protocolo do município da impossibilidade justificada por quaisquer locatários que se negarem a prestar as informações constantes na ficha cadastral, desde que a façam mesmo sem as informações necessárias constantes nessa lei.
§ 2º A administração municipal deverá informar aos órgãos de segurança, da negativa das informações, para conhecimento e providências legais.

Art. 5º O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 60 (sessenta) dias a contar de sua publicação.

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Nilson Frederico Probst (MDB)
Vereador 


JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei, está sendo apresentado com intenção do poder público municipal em conjunto com as forças de segurança, manterem o monitoramento de todas as pessoas que visitam nosso município.
Somos sabedores de que a nossa cidade é eminentemente turística e que pessoas de todo o Brasil e de outros países visitam nossa cidade, e já tivemos notícias de que algumas pessoas buscaram e continuam buscando refúgio em nossa cidade, justamente pelas suas características.
Assim, o Projeto também busca termos um controle além daquelas hospedadas em hotéis e pousadas, mas também de todas as pessoas que façam qualquer tipo de locação.
Diante disso, buscando sempre por termos uma cidade segura, e por isso contamos com a colaboração dos meus pares para a sua aprovação.

Nilson Frederico Probst (MDB)

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,712FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,594SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Aulas e oficinas na Casa da Mulher e no Centro da Rua Itália retornam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (10) iniciam as aulas de alongamento, fortalecimento muscular, pilates, fit dance, inglês, dentre outras oficinas, na Casa da Mulher, que...

Entrevista com Luciana Andréa de Jesus: “A natureza é sábia e normalmente a planta que você precisa nasce no seu entorno”

Luciana Andréa de Jesus, 51, catarinense de Blumenau, moradora de Balneário Camboriú há quase quatro décadas (1984), onde estudou Administração e Contábeis, mas não...

Casal que foi despejado pede ajuda, Resgate Social diz que eles não aceitaram ir para Casa de Passagem

O Página 3 foi procurado por leitores que informaram sobre a situação de um casal que está na rua após serem despejados da casa...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×