- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú

“Ele está altamente preparado”, diz secretário de Segurança sobre novo comandante da Guarda Municipal

Leia também

Homem é preso com armas e mais de R$ 12 mil em dinheiro, em Balneário Camboriú

Um homem de 45 anos, que estava envolvido em uma briga familiar, acabou preso por porte ilegal de arma...

Assassino foragido foi preso em Balneário Camboriú

Um homem de 38 anos, que estava foragido da Justiça por homicídio, foi preso na noite de sexta-feira (5),...

Comerciante de Balneário é morto a facadas em Camboriú

O comerciante de Balneário Camboriú, Augusto Policarpo, 62 anos, foi morto a facadas na madrugada de sábado (6), na...

O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira Júnior disse que está muito feliz e realizado com as mudanças que vem promovendo no comando da Guarda Municipal.

A primeira delas foi anunciada nesta quinta-feira (26), a nomeação de um guarda da primeira tropa, para o cargo maior: Douglas Ferraz, 39 anos que até então chefiava o setor de Inteligência da Guarda Municipal. Ele substitui o ex-comandante, Antônio Afonso Coutinho Neto, que deixou o cargo na terça-feira (24), junto com seu subcomandante, Luis Arlindo Borges. O substituto de Borges ainda não foi anunciado. Os dois continuam atuando na GM.

“É um cara fora da curva”

- Publicidade -

O GM Ferraz é da primeira turma da Guarda, atuando desde o início da criação do órgão na cidade, há nove anos. Ele foi escolhido para comandar a Guarda através de votação ocorrida entre os colegas, que apontaram três nomes. Segundo Castanheira, ele foi o mais votado.

“Ele é um GM altamente preparado, fez parte da força-tarefa com a PM e Polícia Civil, chefiava o setor de Inteligência da Guarda. É um cara fora da curva, tenho extrema confiança nele, tanto a Guarda quanto a cidade vão ganhar muito com isso, é uma oxigenação importante, afinal, foram quatro anos de trabalho [de Coutinho e Borges à frente da Guarda]”, avalia.

Experiência de troca de turnos

O secretário aproveita para avaliar que o Comando anterior fez um excelente trabalho, mas que é preciso uma nova visão, agregando ainda mais no trabalho que vem sendo desenvolvido e avançando no trabalho da segurança pública de Balneário Camboriú.

“A linha vai ser a mesma, mas a forma de lidar com a tropa talvez mude um pouco. Vamos colocar em prática algumas coisas que já estávamos estudando há algum tempo, como a mudança do turno dos GMs, que hoje troca às 7h e às 19h. Queremos tentar implementar turnos entrando de maneira diferente, pensando em diminuir efetivos em determinados momentos de menos movimento e em horários de pico estarmos com mais guardas nas ruas. Temos um mapeamento que aponta que as principais ocorrências acontecem entre 16h e 3h, por exemplo. Nesse horário queremos contar com um efetivo maior”, diz.

Setor de Inteligência é essencial

Castanheira antecipa que a integração com as demais forças da segurança seguirá, assim como a Operação Mar Azul, que foca em acabar com a criminalidade e ‘baderna’ na região central da cidade – o Comandante Ferraz integrou o planejamento da Mar Azul, fornecendo dados da Inteligência, departamento que mapeia a cidade, analisando como se comportam os crimes.

“Ele tem muito conhecimento de como as coisas acontecem em Balneário, sempre me ‘ombreou’, era meu conselheiro e um parceiro fundamental, auxiliando a montar as operações. Se a Guarda atingiu um novo patamar na cidade, a Inteligência teve importância fundamental, já que assim conseguimos atuar de forma mais substanciosa, com as viaturas estrategicamente espalhadas pela cidade”, afirma.

Subcomandante em breve

Nos próximos dias a Guarda conhecerá o nome do subcomandante que deve ser escolhido em conjunto com o comando.

“Já há uma nova equipe de supervisores, todos de muita competência e com muita vontade e dedicação pela GM e população. O subcomandante está sendo estudado, porque é uma peça importante, já que é ele que lida diretamente com a tropa. Na Inteligência quem substitui o Ferraz é o GM Telmo Cardoso, que foi treinado nesses últimos meses e possui todas as condições de chefiar esse importante setor”, afirmou Castanheira.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -

Em dia de 98 mortes no Estado prefeitos da Amfri decidem manter aulas presenciais

Balneário tem 43 professores e 11 alunos infectados
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -