- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú

Operação Choque de Ordem na Atlântica: objetivo é ‘reorganizar’ a beira mar

- publicidade -

Leia também

Aumento de focos e casos de dengue na região preocupa

População precisa ajudar a conter infestação do Aedes aegypti

Em 2019 Paulo Gustavo apareceu de surpresa em cinema de Balneário Camboriú

Relembre a nota da colunista social, Sonia Tetto, de 02/01/2020. "O ator Paulo Gustavo “invadiu” uma sala de cinema do...

Atleta e técnico de Balneário convocados para semana de treinos em SP com vistas aos Jogos Paralímpicos

A atleta Suelen Marcheski de Oliveira e seu treinador Caike Jacob Rovigo foram selecionados para participar do camping seletivo...

Professora do colégio Maria da Glória, agredida por mãe de aluna em 2019, será indenizada

Uma professora de Química, que foi agredida pela mãe de uma aluna na saída da Escola de Educação Básica...

Câmara delibera sobre um projeto e duas medidas provisórias nesta quarta

Na pauta da sessão legislativa desta quarta-feira (5), o projeto 76/2020, de autoria do Poder Executivo, que desafeta do...
- Publicidade -

A Operação Choque de Ordem, que a Polícia Militar iniciou na Avenida Atlântica, nesta terça-feira (2) foi planejada para coibir crimes e o uso de drogas na orla da praia, situações frequentemente denunciadas pela população. Na avenida haverá três barreiras no trânsito. A Operação segue até sexta-feira (5).

O Comandante Daniel Nunes da Silva, do 12o.BPM falou ao Página 3 que basicamente a intenção é melhorar a imagem do principal cartão postal da cidade. Ele destacou dois fatores: 1) ‘reorganizar’ a Avenida Atlântica, procurando evitar furtos e consumo de drogas e 2) fiscalizar a ciclofaixa, alvo de denúncias sobre excesso de velocidade e uso irregular de ciclomotores [inclusive no final de semana 18 foram apreendidos, saiba mais aqui: https://jornal.pagina3.com.br/cidade/fiscalizacao-apreendeu-18-ciclomotores-no-final-de-semana-em-balneario-camboriu-2/].

“Vamos fazer barreiras em três pontos da Atlântica, focando na segurança da ciclofaixa e coibindo crimes. Quanto aos ciclomotores, estamos fazendo orientações sobre o uso correto e necessidade do registro e CNH há quase um mês. A Choque de Ordem quer reorganizar todo esse espaço [a Avenida Atlântica e a ciclofaixa], tornando-o mais seguro. Estaremos com policiamento máximo na Atlântica de hoje (terça-feira, 2) até sexta-feira (5)”, diz.

Vilarejos europeus

Em nota enviada pela Comunicação da PM da cidade no final da tarde de segunda-feira (1º) à imprensa, informando sobre a Choque de Ordem, o Comandante Daniel disse que “a Segurança Pública em Balneário Camboriú e Itapema alcançaram um patamar de excelência, com indicadores comparados a vilarejos Europeus, sendo que agora as pequenas ações incivilizadas serão alvos para fomentar a reorganização da orla da praia com o emprego concentrado de esforços”.

Ao Página 3, o Tenente-Coronel explicou a comparação com os vilarejos da Europa, que foi feita considerando os crimes contra a vida (homicídio e feminicídio), que não acontecem em Balneário há quase sete meses [mortes em confronto com a polícia não entram nessa lista].

“Estamos há quase sete meses sem homicídio, além de que reduzimos em 75% o número de furtos e roubos no mês de dezembro de 2020 comparando com 2019; agora em janeiro reduzimos em mais de 50% os indicadores de roubos e 75% os de furtos. Esses são os três delitos que chamam mais atenção sobre uma cidade ser segura ou não. Vivemos uma fase muito produtiva em Balneário”, afirma.

Barreiras em pontos diferentes

- Publicidade -

Para o final de semana (sábado e domingo, 6 e 7) a Polícia Militar planeja concentrar barreiras nas entradas da cidade e nos bairros, como o dos Estados. Na segunda-feira (1º) houve uma reunião com a comunidade deste bairro, onde foi solicitado que a PM e a Guarda Municipal (que também estava presente) dessem uma atenção principalmente aos casos de roubos e furtos de veículos.

“Os nossos indicadores de criminalidade mostraram que acontecem casos do tipo lá, desde a semana passada quando passamos a monitorar mais furtos e roubos não foram registrados”, acrescenta.

Rede de vizinhos e ronda escolar

Após a temporada de verão, com a possibilidade da PM de Balneário receber um reforço no efetivo (que hoje é de pouco mais de 100 policiais, o menor da história), o Comandante antecipa que irão focar em questões preventivas, como o fortalecimento da Rede de Vizinhos [programa onde a comunidade de uma localidade específica, como a Quarta Avenida, tem contato direto com os policiais, denunciando crimes ou suspeitas], e na rede de segurança escolas.

“As escolas estavam fechadas em 2020, mas agora as aulas vão retornar e queremos ter guarnições específicas para isso, com o objetivo de tornar o entorno dos colégios seguros para os estudantes”, diz.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,696FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,592SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Em 2019 Paulo Gustavo apareceu de surpresa em cinema de Balneário Camboriú

Relembre a nota da colunista social, Sonia Tetto, de 02/01/2020. "O ator Paulo Gustavo “invadiu” uma sala de cinema do Balneário Shopping, em Santa Catarina,...

Atleta e técnico de Balneário convocados para semana de treinos em SP com vistas aos Jogos Paralímpicos

A atleta Suelen Marcheski de Oliveira e seu treinador Caike Jacob Rovigo foram selecionados para participar do camping seletivo para os Jogos Paralímpicos de...

Professora do colégio Maria da Glória, agredida por mãe de aluna em 2019, será indenizada

Uma professora de Química, que foi agredida pela mãe de uma aluna na saída da Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Pereira,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×