- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú

Vereadores de Itapema visitaram a Guarda Municipal de Balneário Camboriú

Leia também

‘Há uma grande operação abafa em curso’, diz economista sobre corrupção no País

PEC da Blindagem, derrubada da quebra do sigilo fiscal e bancário do senador Flávio Bolsonaro na Quinta Turma do...

Vereador Patrick discute projetos de apoio ao SAMU, IGP e gestantes

A situação do SAMU, as condições estruturais do Instituto Geral de Perícias (IGP) e outras demandas foram tema do...

Fiscalizômetro analisará quase R$ 80 milhões em licitações e contratos

Daniele Sisnandes O vereador de Balneário Camboriú Lucas Gotardo, do Partido Novo, acaba de lançar o Fiscalizômetro, um instrumento de...

Os vereadores Jean do Dimar e Léo Cordeiro, do MDB, interessados na criação de uma Guarda Municipal Armada em Itapema, visitaram a Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú, para conhecer como funciona o sistema que completa 10 anos este ano.

Eles foram recepcionados pelo secretário de Segurança Pública, Gabriel Castanheira, e pelo Comandante da Guarda Armada, Douglas Ferraz que apresentaram todo funcionamento do órgão, custos da formação de cada agente, e explicaram como é feito o treinamento da equipe. Hoje, o município de Balneário leva de seis a oito meses para formar um novo Guarda Municipal. O efetivo da autarquia atualmente é de 175 guardas.  

- Publicidade -

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu muitas dúvidas. 

“Saímos de lá inclusive com a possibilidade de criarmos um convênio intermunicipal para o treinamento de guardas caso Itapema venha criar este órgão, utilizando a estrutura e a experiência que eles já tem, o que facilitaria a implantação”, comentou.

O vereador Jean do Dimar avaliou a importância da visita, pois acredita que quando a Câmara receber projeto para votar a criação de uma Secretaria de Segurança Pública, conhecer a realidade da região e das cidades que já atuam nesse sentido, contribui para o vereador analisar melhor a proposta e inclusive propor emendas mais efetivas.

Maior efetivo de SC

A Guarda Armada de Balneário Camboriú possui o maior efetivo de Santa Catarina. A corporação atua não só no patrulhamento das ruas, mas também em operações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil, realiza forças-tarefa e tem grupos especiais de atuação, como o Grupo de Proteção à Mulher, Grupo de Proteção Ambiental, entre outros.

- Publicidade -

O comandante Ferraz explicou que a Guarda Municipal é responsável por diversas ações para contribuir com a segurança da cidade, como patrulhamentos pelos bairros, rondas escolares – externas e internas – e conta com o apoio do policiamento dos cães K9. 

Em Balneário Camboriú, a Guarda Municipal atende 24h pela Central 153.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -

PM dispersa banhistas em praias de Florianópolis em fim de semana de lockdown

A Polícia Militar de Santa Catarina dispersou banhistas que se aglomeravam em praias no norte da ilha, em Florianópolis,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -