- Publicidade -
21 C
Balneário Camboriú

5 principais cuidados com a panela de pressão

- publicidade -

Leia também

Vacinação contra Influenza inicia nesta terça para idosos 70+

A Secretaria da Saúde inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza para idosos,...

Aulas e oficinas na Casa da Mulher e no Centro da Rua Itália retornam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (10) iniciam as aulas de alongamento, fortalecimento muscular, pilates, fit dance, inglês, dentre outras oficinas,...

Entrevista com Luciana Andréa de Jesus: “A natureza é sábia e normalmente a planta que você precisa nasce no seu entorno”

Luciana Andréa de Jesus, 51, catarinense de Blumenau, moradora de Balneário Camboriú há quase quatro décadas (1984), onde estudou...

Casal que foi despejado pede ajuda, Resgate Social diz que eles não aceitaram ir para Casa de Passagem

O Página 3 foi procurado por leitores que informaram sobre a situação de um casal que está na rua...

Psicóloga aborda “Maternidade ideal versus possível” em livro sobre Primeira Infância

A maternidade envolve uma série de aprendizados práticos como trocar fraldas, entender a pega correta da amamentação, aplicar técnicas...
- Publicidade -

A panela de pressão é sem dúvidas um dos itens essenciais dentro de uma cozinha. O utensílio é responsável pelo cozimento rápido dos alimentos, o que garante agilidade  e economia. 

No entanto, mesmo para os mais experientes, a panela de pressão é sinônimo de cautela. Não é raro ouvirmos relatos de explosões, seja por mau funcionamento ou pelo uso incorreto do aparelho.  

- Publicidade -

Neste texto, listamos os 5 principais cuidados para ter com a panela de pressão.

Essas dicas foram tiradas do site CozinhaBlog.com

Verifique o selo do Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) é responsável pelas certificações de qualidade de diversos produtos. Uma panela com o selo, obrigatório desde 2009, garante a passagem por diversos testes de resistência e qualidade. Isto é, até chegarem às lojas. 

Caso não encontre esta certificação, procure o utensílio de outro fabricante. Não ponha em risco a sua segurança, pois além das perdas materiais, uma explosão pode causar danos físicos.

- Publicidade -

Ao comprar a panela, leia o manual de instruções do fabricante. Itens como a borracha de vedação e a válvula são diferentes dependendo da marca e do tamanho da panela.

Uso correto dos alimentos

A finalidade da panela de pressão é agilizar o cozimento dos produtos. Sendo assim, não é indicado o uso de alimentos com temperos, pois, no momento da cocção, os temperos podem entupir a válvula de segurança. 

No uso diário, o ideal é amolecer os alimentos na pressão antes de temperá-los. Outra dica importante é nunca encher a panela até a boca. Geralmente elas possuem, em seu interior, um indicador limite, que vai até 2/3 da capacidade total.

Manutenção periódica

Há dois itens fundamentais que devemos ter cuidado na panela de pressão. Válvulas e borracha. 

Válvulas

As válvulas são as responsáveis por liberar a pressão de dentro da panela, evitando assim as explosões. 

Há sempre duas válvulas: a principal (aquela em que ouvimos um chiado quando sai a pressão) e a válvula de segurança. Esta segunda entra em ação quando há um problema no funcionamento do primeiro pino. 

O ideal é que após o uso elas sejam imediatamente lavadas, para evitar o acúmulo de sujeira e obstrução. As válvulas devem ser trocadas a cada cinco anos. Durante o cozimento, observe se as válvulas estão funcionando corretamente. 

Se não houver sinal de fumaça, ou chiado saindo da válvula, após colocar a panela no fogo, desligue-a imediatamente. Retire-a do fogo.

Borrachas

Elas têm por finalidade vedar as bordas da tampa, pressurizando toda a panela de pressão. As borrachas têm vida útil de três meses, porém sempre antes do uso verifique se elas possuem rasgos. Se estão ressecadas ou rompidas. Nestes casos, providencie imediatamente a troca. Não guarde a borracha juntamente com a tampa, pois ela perderá a  elasticidade.

Antes de usar, verifique se a tampa ou suas bordas possuem amassados. Essas avarias podem dificultar o fechamento correto da panela, e assim, atrapalhar sua performance. Caso encontre algum defeito, leve para a assistência técnica ou providencie a troca do utensílio.

Observe também se os cabos estão firmes e sem rachaduras, pois também podem prejudicar o bom funcionamento.

Manuseio

Jamais tente abrir uma panela enquanto ela estiver com pressão. Se quiser abri-la, retire do fogo e espere todo o vapor sair. Se, ao desprender encontrar alguma resistência, significa que ainda há pressão no interior do utensílio. 

Para uma despressurização mais rápida, levante a válvula com o auxílio de um garfo. Uma vez sem pressão, a retirada da tampa pode ser feita sem maiores dificuldades. 

Outro fato importante é o tempo de fogo. Neste caso, posicione a panela no fogão e aguarde até que ela “pegue pressão” (chiado). Esse é o momento em que o alimento começa a cozinhar. Deixe em fogo alto e, quando a válvula começar a soltar o vapor, abaixe. Não permita que o líquido seque rápido demais. Depois disso, aguarde o tempo de acordo com a receita.

Limpeza

Na hora da limpeza, comece pela retirada da válvula principal. Vire a tampa ou puxe a válvula para cima, e rosqueie no sentido anti horário. Use um palito de dente ou um arame fino para desobstruir os orifícios da peça. 

Outros cuidados recomendados para a higienização são: 

  • Limpar o pino central que fica fixo na tampa. 
  • Sobre a borracha, lave-a com detergente e esponja. 
  • Não coloque a panela de pressão em máquina de lavar louças.

Tenha certeza que tomando todos estes cuidados a sua panela de pressão ficará conservada por bastante tempo. Pronta para cozinhar os mais variados e deliciosos pratos pra você e toda a sua família.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,714FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,594SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Aulas e oficinas na Casa da Mulher e no Centro da Rua Itália retornam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (10) iniciam as aulas de alongamento, fortalecimento muscular, pilates, fit dance, inglês, dentre outras oficinas, na Casa da Mulher, que...

Entrevista com Luciana Andréa de Jesus: “A natureza é sábia e normalmente a planta que você precisa nasce no seu entorno”

Luciana Andréa de Jesus, 51, catarinense de Blumenau, moradora de Balneário Camboriú há quase quatro décadas (1984), onde estudou Administração e Contábeis, mas não...

Casal que foi despejado pede ajuda, Resgate Social diz que eles não aceitaram ir para Casa de Passagem

O Página 3 foi procurado por leitores que informaram sobre a situação de um casal que está na rua após serem despejados da casa...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×