- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú

Fiscalização apreendeu 18 ciclomotores no final de semana em Balneário Camboriú

- publicidade -

Leia também

Aumento de focos e casos de dengue na região preocupa

População precisa ajudar a conter infestação do Aedes aegypti

Em 2019 Paulo Gustavo apareceu de surpresa em cinema de Balneário Camboriú

Relembre a nota da colunista social, Sonia Tetto, de 02/01/2020. "O ator Paulo Gustavo “invadiu” uma sala de cinema do...

Atleta e técnico de Balneário convocados para semana de treinos em SP com vistas aos Jogos Paralímpicos

A atleta Suelen Marcheski de Oliveira e seu treinador Caike Jacob Rovigo foram selecionados para participar do camping seletivo...

Professora do colégio Maria da Glória, agredida por mãe de aluna em 2019, será indenizada

Uma professora de Química, que foi agredida pela mãe de uma aluna na saída da Escola de Educação Básica...

Câmara delibera sobre um projeto e duas medidas provisórias nesta quarta

Na pauta da sessão legislativa desta quarta-feira (5), o projeto 76/2020, de autoria do Poder Executivo, que desafeta do...
- Publicidade -

A apreensão de 18 ciclomotores, por falta de itens de segurança e regularidades dos equipamentos, e mais cinco motocicletas com características alteradas, foi o saldo da operação, realizada neste final de semana na ciclovia da Atlântica, pelos Agentes de Trânsito, em parceria com a Guarda Municipal. Há algumas semanas (entre os dias 7 e 10 e 14 e 16) a prefeitura fez abordagens educativas com o objetivo de sanar dúvidas dos usuários quanto a utilização correta de patinetes e bicicletas elétricas e ciclomotores.

O diretor do BC Trânsito, Ricieri Ribas Moraes, disse que no sábado (30) 16 ciclomotores foram apreendidos e no domingo (31) mais dois, além de cinco motocicletas apreendidas por características alteradas (escapamento aberto) e licenciamento atrasado. As apreensões ocorreram com base em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

- Publicidade -

“Por falta de itens de segurança (como uso de capacete), por utilizarem a ciclovia – o que é proibido, e pela questão de regularidade do equipamento, a maioria das pessoas não possuía licenciamento dos veículos e não tinham habilitação (para dirigir ciclomotor é preciso ser maior de 18 anos e ter habilitação A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores)”, comentou Ricieri.

Para liberar

Para que os ciclomotores sejam liberados agora a competência é diretamente com a Polícia Civil, onde os proprietários devem solicitar o documento para retirada, além de precisarem se regularizar.

(Divulgação/PMBC)

“Fiscalizações e operações como essa vão continuar porque queremos combater os abusos. Os proprietários dizem que compraram seus equipamentos e que não foram orientados sobre o uso correto e a necessidade da habilitação e regularização”, contou.

Ricieri salientou que o maior problema é que boa parte dos ciclomotores são importados da China, onde são vistos como brinquedos – no Brasil eles são considerados veículos. “Quando entram no Brasil, são sinalizados como veículos. E como são importados como brinquedos, não vêm com ficha técnica, chassi, etc. Uma solução que beneficiaria os consumidores seria que os importadores trouxessem a documentação. Se homologassem no Brasil, a ficha técnica de cada marca valeria para todos”, acrescentou.

Regras para utilização

Patinetes

- Publicidade -

A condução de patinetes, veículos de transporte individual, só será permitida em ciclofaixas ou ciclovias em uma velocidade inferior a 20 km/h. No caso da ciclofaixa da Avenida Atlântica, fica proibido o uso do equipamento entre 8h e 12h de fins de semana e feriados. Além disso, não será permitido transitar por calçadas com o patinete.

Bicicletas elétricas

É permitida a circulação em ciclovias ou ciclofaixas desde que possua espelhos, indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e pneus em boas condições. É obrigatório o uso de capacete.

Ciclomotores

Os ciclomotores são veículos de duas rodas com mais de 1,2 m. O decreto proíbe a condução dos veículos por pessoas sem habilitação A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também não será permitida a circulação de ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas, já que eles podem ameaçar a segurança de outras pessoas que transitam por esses lugares. Para obter a ACC, o cidadão precisa preencher os requisitos exigidos para as categorias A, B e C de habilitação: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir CPF. A solicitação deve ser feita na sede do Detran, na Avenida do Estado, 4243.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,696FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,592SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Em 2019 Paulo Gustavo apareceu de surpresa em cinema de Balneário Camboriú

Relembre a nota da colunista social, Sonia Tetto, de 02/01/2020. "O ator Paulo Gustavo “invadiu” uma sala de cinema do Balneário Shopping, em Santa Catarina,...

Atleta e técnico de Balneário convocados para semana de treinos em SP com vistas aos Jogos Paralímpicos

A atleta Suelen Marcheski de Oliveira e seu treinador Caike Jacob Rovigo foram selecionados para participar do camping seletivo para os Jogos Paralímpicos de...

Professora do colégio Maria da Glória, agredida por mãe de aluna em 2019, será indenizada

Uma professora de Química, que foi agredida pela mãe de uma aluna na saída da Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Pereira,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×