- Publicidade -
19 C
Balneário Camboriú

Contribuinte está aproveitando desconto de 10% no IPTU com prazo até o próximo dia 31

Leia também

Livro com registro inédito sobre a produção teatral em Itajaí será lançado nesta quinta

A história do teatro em Itajaí começou em 1897, no entanto, foi nas décadas de 1970 e 1980 que...

Foragido do RS é preso com arma e drogas em Balneário

Um homem de 34 anos, que estava foragido do RS por furto a caixa eletrônico, foi preso em Balneário...

Vereadores de Balneário Camboriú votarão hoje “calote” no fundo de saúde dos servidores municipais

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú votará nesta quarta-feira, 14, projeto do prefeito Fabrício Oliveira que pretende dar...

Minimercado do centro foi arrombado e furtado nessa madrugada

Um minimercado, localizado na Rua 2.000, foi arrombado e furtado na madrugada desta quarta-feira (14), em Balneário Camboriú. O...

Praça da Cultura receberá primeira empena de arte urbana da área central de Balneário Camboriú

A obra do artista Eduardo Vaso, em andamento na Praça da Cultura, ainda não está pronta, mas já vem...
- Publicidade -

Desde 4 de janeiro, quando iniciou a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), vem crescendo o número de contribuintes que estão aproveitando o desconto de 10% em cota única, que termina no próximo dia 31. Após essa data, os contribuintes que quiserem pagar o IPTU em cota única, terão 5% de desconto até 28 de fevereiro.

Quem optar pelo parcelamento, pagará em 12 parcelas iguais, com vencimento da primeira prestação em 31 de janeiro e as demais no dia 15 de cada mês, a contar de fevereiro. 

- Publicidade -

O reajuste deste ano foi de 5,41%, conforme correção monetária do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

O secretário da Fazenda, Sílvio Ribeiro disse que a expectativa é positiva, ele acredita que o contribuinte continuará acatando o desconto em cota única. No ano passado, 60% da arrecadação, em torno de R$ 122 milhões, veio em cota única, nos meses de janeiro e fevereiro.

“De ontem (11) para hoje registramos um aumento considerável de pagamentos. Importante lembrar que esse aumento poderia ter sido de 20%, mas o prefeito optou pela indicação intermediária, de 5,41%, por conta da pandemia, que trouxe muito desemprego, tem hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, lojas fechando, então nesse sentido foi uma ajuda importante”, destacou o secretário.

Partindo deste raciocínio, o contribuinte que optar pelo desconto de 10% até o final deste mês, está ganhando bem mais que isso, analisa o secretário.

- Publicidade -

“Além dos 10% soma a diferença de quase 15% (se o aumento tivesse sido a primeira opção) e o contribuinte estaria ganhando quase 25% de desconto”, alegou.

Por conta da pandemia, o secretário sugere que o contribuinte imprima seu carnê do IPTU pelo site da prefeitura. Para  imprimir, deve acessar www.bc.sc.gov.br, clicar na aba “Serviços”, em seguida em “Cidadão” e, por último, em “IPTU 2021”.

Quem não conseguir imprimir o carnê poderá encontrar cópia física para casas e terrenos no Centro Educacional Municipal (CEM) Ivo Silveira, localizado na Avenida Santa Catarina nº 637, no Bairro dos Estados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem pausa para o almoço, durante todo o mês de janeiro.

Os carnês de casas e terrenos da Região Sul da cidade estão disponíveis na Subprefeitura, localizada na Casa Linhares – Rua Emanoel Rebelo dos Santos, nº 1079, no Bairro da Barra, das 12h às 17h. 

Os dois locais seguem os protocolos da vigilância epidemiológica referentes a Covid-19.

Os carnês de apartamentos serão entregues nos próprios condomínios.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -