- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú

Abertas inscrições para oficinas do IV Percussão em Foco

- publicidade -

Leia também

Aumento de focos e casos de dengue na região preocupa

População precisa ajudar a conter infestação do Aedes aegypti

Em 2019 Paulo Gustavo apareceu de surpresa em cinema de Balneário Camboriú

Relembre a nota da colunista social, Sonia Tetto, de 02/01/2020. "O ator Paulo Gustavo “invadiu” uma sala de cinema do...

Atleta e técnico de Balneário convocados para semana de treinos em SP com vistas aos Jogos Paralímpicos

A atleta Suelen Marcheski de Oliveira e seu treinador Caike Jacob Rovigo foram selecionados para participar do camping seletivo...

Professora do colégio Maria da Glória, agredida por mãe de aluna em 2019, será indenizada

Uma professora de Química, que foi agredida pela mãe de uma aluna na saída da Escola de Educação Básica...

Câmara delibera sobre um projeto e duas medidas provisórias nesta quarta

Na pauta da sessão legislativa desta quarta-feira (5), o projeto 76/2020, de autoria do Poder Executivo, que desafeta do...
- Publicidade -

Estão abertas as inscrições para as oficinas do IV Percussão em Foco. Neste ano, serão oferecidas gratuitamente quatro masterclasses e um painel, totalmente on-line, para percussionistas, bateristas e interessados no assunto. O evento, que ocorre de 7 a 11 de fevereiro, conta com músicos renomados na programação: Edu Ribeiro, Simone Soul, Marcos Suzano, Quinteto Demolição, entre outros. 

A iniciativa foi viabilizada pela Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí.

- Publicidade -

O IV Percussão em Foco tem como objetivo promover a formação didática e o intercâmbio de conhecimentos por meio de masterclasses. Em 2021, as oficinas vão abordar os temas: Percussão Mundana; Pandeiro Moderno; Bateria Brasileira; e Percussão Popular e Orquestral. As inscrições devem ser feitas com antecedência por meio de formulário on-line (clique aqui: https://url.gratis/jPfOZ). As vagas são limitadas.

“Estamos na quarta edição deste evento, que é muito importante para área rítmica e da percussão em Itajaí e Santa Catarina. Temos grandes festivais na cidade, mas o Percussão em Foco se destaca por ser específico para essa área, abordando a formação e também a fruição musical. Nesta edição, devido à pandemia, adotamos o formato on-line para as oficinas, mantendo a qualidade na programação com grandes nomes e ampliando a possibilidade de participação no evento”, destaca Mário Nascimento Junior, organizador do Percussão em Foco.

Programação

A abertura do IV Percussão em Foco será no dia 7 de fevereiro, às 19h, com o painel educativo “Percussivo Catarinense”. 

A intenção é debater o ensino de percussão e bateria em Santa Catarina, bem como as dificuldades e inovações educacionais que ocorreram durante a pandemia de Covid-19. O painel terá participação dos músicos André Steuernagel (Joinville-SC), Éder Medeiros (Tubarão-SC), Jeison Coelho (Indaial-SC), João Paulo de Souza (Blumenau-SC), Rafael Bastos (Florianópolis-SC) e mediação de Willian Goe (Itajaí-SC). 

- Publicidade -

A transmissão será pelo canal do YouTube da Café Maestro Produções (youtube.com/cafemaestroproducoes) e é aberta a toda comunidade.

De 8 a 11 de fevereiro ocorrem as oficinas gratuitas da programação. Cada aula terá em média 1h30 de duração e será transmitida pela plataforma Zoom apenas para inscritos. Confira:

8/02 – 15h – Percussão Mundana

Abordagem: Elementos rítmicos mundiais e aplicação na música popular

Ministrante: Simone Soul (SP) – Renomada baterista e percussionista brasileira, já tocou com grandes músicos do país, como Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Os Mutantes e Chico Cesar, com quem trabalha há 25 anos. Gravou diversos álbuns musicais ao longo da carreira e há mais de 10 anos ministra workshops sobre ritmos brasileiros na Europa. Há 5 anos Simone também participa do World Music Drum Camp Festival em Suffolk, na Inglaterra.

09/02 – 19h – Pandeiro Moderno

Abordagem: Técnicas e sonoridades

Ministrante: Marcos Suzano (RJ) – Marcos Suzano começou a batucar com 13 anos de idade nas ruas de Copacabana (RJ). Desenvolveu o som que se conhece hoje como “O Som do Suzano” e criou uma técnica inovadora de tocar pandeiro, chamada “Técnica Invertida”, começando a levada com a ponta dos dedos. Formou mais de 800 alunos somente no Japão e tem uma trajetória importante com grandes nomes.

10/02 – 19h – Bateria Brasileira

Abordagem: Improvisação e composição para bateria

Ministrante: Edu Ribeiro (SP) – Músico, baterista, compositor e professor, conta com 2 premiações no Grammy Awards. Também trabalhou ao lado de alguns dos mais importantes nomes da música brasileira e se apresentou nos 5 continentes, nos principais teatros e festivais do mundo.

11/02 – 19h – Percussão Popular e Orquestral

Abordagem: Percussão Popular e Orquestral em diversos repertórios

Ministrante: Quinteto Demolição (SC) – Os bateristas e percussionistas Rodrigo Paiva, Cristiano Forte, Marcio Bicaco, Ginho Bernardes e André FM compõe o quinteto. Com ampla experiência na área musical e da educação, os músicos se destacam no cenário catarinense.

Texto: Maikeli Alves

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,696FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,592SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Em 2019 Paulo Gustavo apareceu de surpresa em cinema de Balneário Camboriú

Relembre a nota da colunista social, Sonia Tetto, de 02/01/2020. "O ator Paulo Gustavo “invadiu” uma sala de cinema do Balneário Shopping, em Santa Catarina,...

Atleta e técnico de Balneário convocados para semana de treinos em SP com vistas aos Jogos Paralímpicos

A atleta Suelen Marcheski de Oliveira e seu treinador Caike Jacob Rovigo foram selecionados para participar do camping seletivo para os Jogos Paralímpicos de...

Professora do colégio Maria da Glória, agredida por mãe de aluna em 2019, será indenizada

Uma professora de Química, que foi agredida pela mãe de uma aluna na saída da Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Pereira,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×